Plenário

Projeto institui a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase

Vereador José Freitas na tribuna do plenário
Vereador José Freitas (PRB) é o autor da proposta (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto do vereador José Freitas (PRB) que institui, no Município, a Rede de Atenção às Pessoas com PsoríaseA psoríase é uma doença crônica, não-transmissível, dolorosa e para a qual não existe cura. Além da dor, prurido e hemorragia causada por psoríase, muitos indivíduos são afetados em todo o mundo pela experiência social, o estigma da discriminação relacionados com o trabalho. Os portadores da doença têm um risco elevado para um certo número de mórbidas condições, ou seja, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doença de Crohn, ataque cardíaco, ulcerativa colite, síndrome metabólica, acidente vascular cerebral e doença de fígado.

Segundo o autor, são objetivos da Rede: fortalecer o cuidado integral às pessoas com psoríase em todos os pontos da Rede, com a efetivação de modelo de atenção de caráter multiprofissional, centrado no usuário e baseado em suas necessidades de saúde; promover, por meio de atividades, a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades das equipes da área da saúde, ampliando a rede de profissionais capacitados para o cuidado integral das pessoas com psoríase; e divulgar à população informações sobre a psoríase, como sintomas, tratamento e locais de atendimento, entre outras. Para atingir estes objetivos, deverão ser realizadas ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde.

José Freitas observa que a 67ª Assembleia Mundial da Saúde incentiva, entre suas resoluções, que os estados-membros da organização empenhem esforços de defesa de sensibilização em relação à doença de psoríase, lutando contra o estigma sofrido pelas pessoas que têm a doença. Ressalta ainda que até 42% daquelas pessoas portadoras da psoríase desenvolvem também artrite psoriática, que causa dor, rigidez e inchaço nas articulações e pode levar a desfiguração permanente e deficiência. Além disso, muitas pessoas sofrem desnecessariamente de psoríase, devido a diagnóstico incorreto ou tardio, às opções de tratamento inadequados e insuficiente acesso aos cuidados.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)