Plenário

Projeto institui o Dia Municipal do Rotary no calendário oficial

Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Leonardo Contursi
Vereador Idenir Cecchim (PMDB) Foto: Leonardo Contursi (Foto: Leonardo Contursi)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei, de autoria do vereador Idenir Cecchim (PMDB), que inclui o Dia Municipal do Rotary no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização, a ser comemorado no dia 23 de fevereiro. Primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago foi formado, em 23 de fevereiro de 1905, por Paul Harris, um advogado que queria reproduzir, em um grupo profissional, o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo.

No Brasil, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary Internacional somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, data que passou a ser aniversário da organização no Brasil. Com a proximidade do século 21, o Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo seus serviços de modo a enfocar tópicos de alta importância como a degradação do meio ambiente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.

"A semente plantada em 1923 pelo Rotary Club do Rio de Janeiro germinou e deu frutos: hoje são mais de 40 distritos no Brasil, com mais de 53 mil rotarianos. No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de sócios. Isso demonstra a sua ampla área de atuação e o reconhecimento da sociedade", disse Cecchim.


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)