Plenário

Projeto institui Programa Geladeiroteca em Porto Alegre

Movimenetação de plenário. Na foto, vereador Mendes Ribeiro.
Vereador Mendes Ribeiro (MDB) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto do vereador Mendes Ribeiro (MDB) que propõe a criação do Programa Geladeiroteca no Município. De acordo com a proposta, serão objetivos do Programa: arrecadar livros, revistas, gibis e geladeiras por meio campanhas de doação; e disponibilizar ao público livros, revistas e gibis em geladeiras grafitadas.

Se aprovada a proposta, o Geladeiroteca será implantado em escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal de ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais, praças, parques e locais públicos com grande circulação de pessoas. Os livros, as revistas e os gibis disponibilizados pelo Programa poderão ser retirados e devolvidos a qualquer tempo, sem a necessidade de registro específico ou de autorização.

Em sua justificativa ao projeto, Mendes Ribeiro lembra que a leitura é uma maneira de adquirir conhecimento com muitas histórias, personagens e informações. "A ideia do Programa Geladeiroteca é inspirada em iniciativas já existentes, em que há consulta livre, sem formalidades e democrática, com o objetivo de levar cultura às pessoas."

O vereador explica ainda que, no Geladeiroteca, não será necessário fazer registro específico ou solicitar autorização para os empréstimos, pois os livros, as revistas e os gibis poderão ser levados para casa, lidos no local ou em qualquer outro lugar que o leitor desejar. Também não há limite de tempo para devolução. "Com o tempo, as devoluções das obras e as contribuições de novos livros, revistas ou gibis farão com que a população se empodere do Programa Geladeiroteca. O acervo de cada geladeiroteca será formado com a participação de todos, ou seja, será uma construção coletiva."

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)