Plenário

Projeto institui Programa SOS Idosos Desaparecidos

  • Primeira Reunião da Frente Parlamentar do Idoso
    População com mais de 60 anos tende a aumentar no país (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Alvoni Medina.
    Vereador Alvoni Medina (PRB) é o autor do projeto (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto do vereador Alvoni Medina (PRB) que propõe a instituição do Programa SOS Idosos Desaparecidos no Município. De acordo com o projeto, serão diretrizes do Programa: realizar campanhas de prevenção ao desaparecimento de idosos, de conscientização sobre o cuidado com a pessoa idosa, bem como de orientação e prevenção contra golpes e outras situações que coloquem em risco sua integridade física e moral; promover ações e eventos visando a orientar como proceder após a constatação de desaparecimento do idoso; divulgar fotos dos idosos desaparecidos, bem como telefones de órgãos e entidades públicas municipais que realizem serviços às pessoas idosas; e fomentar a criação de um sistema unificado de comunicação entre os órgãos públicos e demais entidades que lidam com a população idosa, com o objetivo de integralizar informações e facilitar o acesso a localização de idosos desaparecidos.

O Programa SOS Idosos Desaparecidos terá como finalidade apoiar a realização de palestras, seminários, eventos, ações educativas, com a ampla divulgação de material publicitário nas diversas mídias e espaços públicos, com informações preventivas, dentre outras atividades, a fim de conscientizar e orientar dos procedimentos acerca do desaparecimento de uma pessoa idosa.

Medina explica que, sendo confirmado o desaparecimento de um idoso, é igualmente necessária a instituição de um programa que ajude na divulgação, na busca e, principalmente, na sua localização. Ele cita dados fornecidos pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, segundo os quais 9.136 pessoas desapareceram em 2017 e, dessas, apenas 8 mil foram localizadas. No sistema da Polícia Civil, 16.242 pessoas constam com o status de desaparecido. "No tocante aos idosos, a principal razão é o esquecimento e a falta de memória devido doenças como o Alzheimer, muito comum após os 60 anos."

Outra situação problemática, segundo o vereador, ocorre com idosos que se deslocam sozinhos para receber benefícios de pensão e aposentadoria em bancos. "Dessa forma, tornam-se alvos fáceis para assaltos ou sequestros relâmpagos por parte de criminosos. Um dos grandes problemas relacionados a essa faixa etária – e bem mais comum do que se imagina – é o desaparecimento. Em razão disso, faz-se necessário, portanto, a realização de campanhas educativas e preventivas destinadas à sociedade e, em especial, aos familiares e cidadãos que lidam direta ou indiretamente com a pessoa idosa. Essas campanhas terão o intuito de evitar tanto o desaparecimento de idosos quanto o envolvimento deles em situações iguais ou semelhantes às narradas acima."

Texto

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:SOS Idosos Desaparecidos