Plenário

Projeto muda o nome do Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro

Movimentações no Plenário.  Na foto: vereador Aldacir Oliboni.
Vereador Aldacir Oliboni (PT) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), que denomina Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro Paulo Rogério do Samu o equipamento público conhecido como Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro, localizado na Estrada João de Oliveira Remião, 5.110, parada 12, no Bairro Lomba do Pinheiro.

Paulo Rogério da Silva nasceu em 17 de fevereiro de 1962, no Município de Esteio (RS). Paulo da Samu, como era conhecido, foi um líder comunitário e trabalhador da saúde no Bairro Lomba do Pinheiro. “Oriundo de família pobre, Paulo começou a trabalhar muito cedo, vendendo pães ao lado de seus irmãos para ajudar no sustento familiar. Com o sonho de defender um time de futebol e a missão de dedicar-se a ajudar nas tarefas de sustentação da família, abandonou os estudos. Em seguida, passou a residir em Torres, terra natal de sua mãe, e, aos 13 anos de idade, veio morar com a família em Porto Alegre”, diz o vereador.  

Paulo prestou concurso público para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, obtendo a primeira colocação e sendo chamado para trabalhar na antiga Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Logo após, foi aprovado em concurso interno e convocado para prestar serviços no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Se tornou o primeiro presidente do Sindicato de Condutores de Ambulância do Rio Grande do Sul, em 2013. Permaneceu nessa função até o final de 2016, quando se afastou por motivos de saúde. No dia 20 de janeiro de 2017, Paulo faleceu, prestes a completar 55 anos, por complicações ocasionadas por câncer cerebral.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Pronto AtendimentoLomba do Pinheiro