Plenário

Projeto permite feira de agricultura no Largo Glênio Peres

Vereadora Sofia Cavedon
Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que permite a realização da Feira da Agricultura Familiar no Largo Jornalista Glênio Peres, Centro Histórico. O evento é promovido anualmente em julho, na semana dedicada ao colono. A proposta foi apresentada pela vereadora Sofia Cavedon (PT).

Na exposição de motivos do projeto, Sofia lembra que Porto Alegre conta com feiras de  agricultura familiar nos bairros, mas não com uma que se constitua em um evento para a cidade, “que entrelace campo e cidade, tornando os agricultores familiares cada vez mais protagonistas na construção de uma sociedade justa e conscientes de seu papel econômico, como ocorre em outras capitais”.

Na opinião da vereadora, o Largo Glênio Peres é um espaço público no coração da cidade próprio para um evento do porte da Feira da Agricultura Familiar. “E a Semana do Colono, que ocorre no mês de julho, quando são celebrados o Dia do Colono (25) e o Dia do Agricultor (28), período já consagrado para homenagear esses trabalhadores, é o momento ideal para esse evento acontecer”, afirma.

O projeto altera o artigo 2º da Lei 11.213, de 6 de fevereiro de 2012, que disciplina a realização de eventos culturais, econômicos, políticos e de outra natureza no Largo Glênio Peres. 

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)