Plenário

Projeto prevê Comenda Porto do Sol para o Sindareia

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Cassiá Carpes.
Vereador Cassiá Carpes (PP), autor do projeto (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Cassiá Carpes (PP) para conceder a Comenda Porto do Sol ao Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comerciantes de Areia no Estado do Rio Grande do Sul (Sindareia). Fundado em 27 de novembro de 1990, a entidade representa o setor no Estado, dentre o qual estão os terminais de descarga de areia, que, na sua grande maioria, são também os proprietários das dragas.

O Sindareia tem atuado, conjuntamente, às três esferas de governo, com a Assembleia Legislativa do RS, prefeituras, câmaras de vereadores, secretarias, Parque Marinha do Brasil e com diversos locais onde estejam presentes decisões relativas ao setor. “A entidade tem como meta de gestão tornar o setor conhecido e reconhecido junto a vários órgãos públicos e perante à sociedade rio-grandense, buscando sempre o bem de todos. Por isso, trabalham muito no campo social em parceria com a colônia Z5, na Ilha da Pintada, fazendo o evento Pescando o Lixo há mais de cinco anos”, diz Cassiá.

Segundo o vereador, o Sindareia preza pelo cuidado e o respeito ao meio ambiente, preservando a sustentabilidade. "Neste sentido, as dragas possuem equipamentos de rastreamento via satélite. Em trabalho conjunto com órgão ambiental, foi instituído o sensor do cano, que é um instrumento de fiscalização, uma demonstração do interesse em assegurar a implementação de novas tecnologias sempre que possível, com o objetivo de gerar mais precisão e preservação ambiental na remoção do bem mineral”, afirma.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:Comenda Porto do SolSindAreiavereador Cassiá Carpes (PP)