Plenário

Projeto prevê praia acessível a deficientes

  • Praia do Lami, zona Sul de Porto Alegre
    Projeto garante equipamentos para banho de deficientes em praias de POA (Foto: Cesar Lopes/PMPA)
  • Período de Comunicações em Homenagem às pessoas com deficiência (Síndrome de Down) pelo Programa Municipal de Orientação Sobre a Síndrome de Down e a Semana da Conscientização Sobre a Síndrome de Down. Na foto, o vereador Paulo Brum
    Paulo Brum (PTB) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui o Programa Praia Acessível na cidade. Conforme o autor, vereador Paulo Brum (PTB), a proposta objetiva a disponibilização gradual de equipamentos e tecnologias nas praias e lagos urbanos da Capital para que pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida usufruam da praia e do banho de lago com segurança e dignidade.

O projeto prevê que as praias e os lagos urbanos deverão dispor de equipamentos públicos adaptados para permitir a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.De acordo com a proposta, as medidas de acessibilidade obedecerão a critérios estabelecidos pela Coordenadoria Geral de Acessibilidade e Inclusão Social (CGAIS), com a participação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), bem como de entidades da sociedade civil.

O vereador ainda sugere que, para a efetivação do Programa, o Executivo Municipal poderá celebrar parcerias com instituições públicas e privadas.

"Atualmente, em nosso país, as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida são privadas de atividades simples e prazerosas, como ir à praia e se refrescar na água. O objetivo da proposta é promover o lazer e a inclusão social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por meio da acessibilidade às praias urbanas do Município", reforça Brum.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)