Causa Animal

Projeto proíbe corte de cauda de animais

Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. na foto: Vereador Rodrigo Maroni.
Projeto proíbe corte de cauda de animais (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei apresentado pelo vereador Rodrigo Maroni que proíbe o corte da cauda de animais (caudectomia) e obriga os consultórios, as clínicas e os hospitais veterinários a afixarem, em sua sala de recepção, cartaz informando dessa proibição. "Entende-se por caudectomia o procedimento cirúrgico em que, por razões estéticas, se remove, total ou parcialmente, a cauda de um animal", explica o vereador.

"Caudectomia é amputação. E este projeto lança o debate e a difusão da ideia em prol do bem-estar dos animais, que serão sensivelmente beneficiados, suprindo, assim, a omissão na legislação sobre assunto tão relevante e atual", observa Maroni. O vereador acrescenta que, "haja vista as experiências comprovadas que, de modo prático, assolam e acometem nossos animais sujeitos à amputação da cauda, existe um consenso, tanto no Brasil como no exterior, de que não se deve realizar a caudectomia".