Projetos

Projeto visa padronização de praças públicas

  • Praça Gabriel Knijnik, Parque, Zona Sul, Pracinha, Área de Lazer, Parque Urbano, Área Verde, SFCMPA.
    Texto indica equipamentos de lazer que praças devem conter (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Samir Squeff.
    Proposta foi apresentada por Samir Squeff (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei do vereador suplente Samir Squeff (PT) que estabelece a padronização das praças públicas de Porto Alegre por meio da classificação por tamanho e da determinação dos equipamentos públicos a serem instalados em cada local.

“É nas praças públicas que boa parte da população se encontra para sua hora de lazer, de prática de exercícios, de encontro com a família e com os amigos. Também constitui espaço de ações educativas, como por exemplo atividades extraclasse, conjuntamente com a preservação do meio ambiente”, defende o parlamentar.

De acordo com Squeff, a proposta é fazer com que todas as praças sejam tratadas de forma igualitária, possibilitando, assim, que as pessoas utilizem com segurança e qualidade o espaço público. Sobretudo nas praças onde a infraestrutura é precária e não existe conservação. “A ideia é que as empresas assumam as praças públicas conjuntamente com o Poder Público, cuidando de uma área, ajudando na sua conservação”, destaca.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)