Plenário

Promulgada lei que obriga lista de medicamentos nos locais de distribuição

Projeto de José Freitas havia sido vetado pela prefeitura, mas foi confirmado pelo plenário da Câmara

Movimentações de plenário. Na foto, os vereadores Mônica Leal e José Freitas.
Vereadora Mônica, com José Freitas, assinou nova lei na tarde desta quarta-feira (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), promulgou nesta quarta-feira (27/3), durante a sessão ordinária, lei que estabelece a obrigatoriedade de divulgação, pelo Executivo Municipal, da relação e do estoque de medicamentos distribuídos gratuitamente à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Aprovada pelo plenário do Legislativo da capital em novembro de 2018, a proposta havia sido foi vetada na integralidade pelo prefeito Nelson Marchazan Júnior. Contudo, na apreciação do veto, feita pelos vereadores em sessão do dia 6 de março, o projeto foi confirmado e o veto derrubado.

Murais

O projeto, apresentado pelo vereador José Freitas (PRB), determina que a lista atualizada deverá ser divulgada nos murais dos locais públicos de distribuição, nas unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil, nas farmácias e drogarias da rede privada que funcionem em parceria com o mesmo programa, bem como na internet, pelo site da Prefeitura ou por outros meios criados especificamente para esse fim.

De acordo com Freitas, a divulgação de listas atualizadas de medicamentos nos murais dos locais em que são distribuídos “assevera o princípio da transparência, convalescendo o acesso à saúde”. Segundo o vereador, o objetivo é ampliar e facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos, evitando que percam tempo nas filas dos postos de distribuição, "como ocorre na maioria das vezes, por não terem a informação sobre a disponibilidade ou não de determinado remédio”.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
          Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
          Lisie Venegas (reg.prof.13688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

 

Tópicos:Lista de EstoquesSUSDistribuição de Medicamentos