Projetos

Proposta a execução do Hino da cidade em escolas municipais

Período de Comunicações Temático para exposição do trabalho desenvolvido pelos bombeiros, especialmente o Plano de Prevenção contra Incêndio – PPCI. Na foto, o vereador José Freitas.
Vereador José Freitas na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei e substitutivo nº 01, ambos do vereador José Freitas (PRB), que determina a execução do Hino de Porto Alegre nas escolas da rede municipal de ensino sempre que houver eventos em que seja obrigatória a execução dos hinos Nacional ou Rio-Grandense. O hino da capital, a canção Porto Alegre Valerosa, de autoria de Breno Outeiral, foi oficializado pelo Decreto nº 8.451, de 24 de julho de 1984, pelo então prefeito João Antônio Dib.

“O Hino de Porto Alegre colabora para a perpetuação da história da cidade, dissertando traços de sua identidade. Retrata o céu azul, o estado, as belas mulheres, o Guaíba, o pôr do sol e a hospitalidade, tudo aquilo que nos orgulha", expica o vereador. "O hino é nossa identidade, mas para que se torne domínio público é necessário que os órgãos oficiais divulguem essa obra, essa ideia, para mostrar que Porto Alegre tem um hino”, argumenta ainda Freitas em seu projeto.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)