Plenário

Proposta concede Honra ao Mérito à Floricultura Winge

Movimentações de Plenário. na foto: vereador Mendes Ribeiro
Vereador Mendes Ribeiro (MDB) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução, de autoria do vereador Mendes Ribeiro (MDB), que concede o Diploma Honra ao Mérito à floricultura Winge Agrícola e Comercial de Plantas Ltda. Localizada na Rua Doutor Mário Totta, 963, Bairro Tristeza, na Capital, a floricultura foi fundada em 1886, quando Joseph Winge, um juiz alemão aposentado, se mudou para o Brasil em busca de um clima mais ameno.

“Junto com a família, ele se instalou em um pedaço de terra da Zona Sul de Porto Alegre e iniciou um viveiro de frutíferas. Sem nenhuma formação na área, porém com uma visão empreendedora, o alemão foi aprendendo as técnicas agrícolas de forma autodidata, por meio de livros”, lembra Mendes Ribeiro.

Com mais de 130 anos de existência, a nossa homenageada está na quarta geração da família Winge, permanecendo como uma empresa atuante no varejo de plantas e demais produtos para jardins, sendo reconhecida pela qualidade dos produtos e pelo atendimento individual aos clientes.

Trajetória

Em 1886, Josef Winge iniciou o cultivo de mudas frutíferas. De 1916 a 1956, Walter Winge ampliou a produção e introduziu diversas espécies de frutíferas e ornamentais. Criou rede de distribuição por todo o Estado do Rio Grande do Sul. De 1956 a 1996, Alice, Ellen, Benno e Edgar Winge deram continuidade ao projeto, introduzindo o conceito de garden center, com o slogan “onde você encontra tudo para seu jardim”. E, de 1996 a 2016, Alexandre e Walter Luis Winge dão continuidade ao trabalho, com o slogan “130 anos cultivando”.

Além disso, a empresa participa, há várias gestões, das diretorias do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e da Associação Rio-grandense de Floricultura (Aflori).

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Diploma Honra ao MéritoWingefloricultura