Plenário

Proposta criação de Memorial do Orçamento Participativo

Iniciativa do vereador Cassio Trogildo (PTB) visa preservar a história do OP na Capital

  • Presidente Cássio Trogildo participa de assembleia temática do Orçamento Participativo 2016/2017 - Temática Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental
    Plenária do OP em Porto Alegre (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo participa do OP, região norte, no bairro Sarandi. Na foto: Presidente da CMPA, vereador Cáasio Trogildo.
    Vereador Cassio Trogildo (PTB) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 281/16, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB), que cria o Memorial do Orçamento Participativo na Capital. Conforme a proposição, o espaço reunirá documentação histórica, vídeos, áudios e artes plásticas referentes ao Orçamento Participativo (OP), com o acervo disponível à comunidade para consultas e pesquisas.

Em sua justificativa, o autor afirma que o objetivo da proposta é preservar a história e o conhecimento produzido ao longo das atividades do OP em Porto Alegre. “A sociedade civil e a administração pública passaram a compartilhar as decisões orçamentárias através do redirecionamento de políticas públicas, ampliando o acesso aos serviços básicos e estimulando a organização e a participação social das comunidades, particularmente das periferias”, destaca Trogildo, lembrando o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) ao programa e sua posterior utilização em vários municípios no Brasil e em outros países.

Ainda conforme o texto do projeto, caberá à coordenação do Orçamento Participativo estabelecer a localização do Memorial.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)