Plenário

Proposta dá nome de Pastor Taranger a logradouro

Elizandro Sabino (PTB) Foto: Elson Sempé Pedroso
Elizandro Sabino (PTB) Foto: Elson Sempé Pedroso
Entrou em período de Discussão Preliminar de Pauta nesta quarta-feira (05/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto que denomina Rua Pastor Nils Taranger o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 33, no Loteamento Presidente Costa e Silva, localizado no Bairro Rubem Berta. Conforme o autor do projeto, vereador Elizandro Sabino (PTB), Pastor Nils, filho de um dos pioneiros das Assembleias de Deus na Suécia, nasceu em 17 de abril de 1916, na cidade de Drammen, na Noruega.

“Em 1946, Nils chegou ao Brasil, juntamente com sua esposa e filhos. Após dois anos aprendendo a falar a Língua Portuguesa e pregando por todo o Estado do Rio Grande do Sul, assumiu a fundação da Igreja de Bagé, estendendo a evangelização a Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Sebastião. Em março de 1955, assumiu o Pastorado da Igreja, no qual permaneceu por 43 anos. Em 1998, devido ao grave estado de saúde, abdicou da liderança da igreja”, explica o vereador. 

Enquanto esteve à frente da Igreja Assembleia de Deus, segundo Elizandro, o pastor desenvolveu trabalhos no Lar Esperança e no Asilo Gustavo Nordlund. Em 20 de outubro de 1990, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre na Câmara Municipal e, em 5 de janeiro de 2003, aos 85 anos, faleceu.

Texto: Luciano Victorino (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)