Plenário

Proposta homenageia comerciante com nome de rua no Campo Novo

Homenagem à comunidade libanesa no Brasil. Na foto: Vereador João Carlos Nedel
Vereador João Carlos Nedel (PP) é o proponente (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei nº 227/16, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Italina Lazzaretti Tiziani o logradouro público conhecido como Rua Cinco Mil e Um, no Bairro Campo Novo, zona sul de Porto Alegre. De acordo com o proponente, a homenagem à comerciante se deve “à sua dedicação aos filhos, força de vontade e exemplo de vida”.

Nascida em Guaporé (RS), em 1930, a homenageada foi casada com Antonio Tiziani e teve dois filhos. Com a morte prematura do marido e o desemprego em sua região, Italina mudou-se para Porto Alegre em 1970. “Logo que chegou à Capital, começou a trabalhar no Mercado Polese, no Bairro Vila Nova. Naquele local, por sua simpatia, conquistou o carisma dos clientes e, por sua dedicação profissional, o respeito dos seus empregadores”, destaca o proponente da homenagem.

Ainda de acordo com o texto do projeto, em 1973 ela adquiriu um pequeno armazém na Estrada Barro Vermelho, na Restinga e, em seguida, outro, de maior porte, na Estrada da Serraria, Bairro Guarujá. “Hoje, o Mercado Santa Rita é um dos estabelecimentos comerciais mais conhecidos daquela região e um símbolo da vitória daquela senhora viúva que veio para Porto Alegre, há mais de quatro décadas, em busca da esperança de dias melhores”, afirma Nedel.

Se a proposta for aprovada, as placas denominativas do logradouro conterão, abaixo do nome, os seguintes dizeres: “Mulher trabalhadora e mãe exemplar”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)