Plenário

Proposta homenageia morador do Bairro Serraria

Vereador Professor Garcia (PMDB) Foto: Ederson Nunes
Vereador Professor Garcia (PMDB) Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei, de autoria do vereador Professor Garcia (PMDB), que denomina Rua Odila Bugança o logradouro não cadastrado conhecido como Rua R, na Vila do Sargento, Bairro Serraria. Odila Bugança atendia pelo nome de Odil, forma como era conhecido por todos. Nasceu em 3 de agosto de 1958, filho de Aurélio Bugança e de Irma da Silva Bugança, pai de Ivonete de Fátima Soares Bugança e de Didiane de Cássia Soares Bugança.

Segundo o vereador, no ano de 1981 Odil iniciou seu trabalho comunitário junto à Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no Bairro Serraria, local que frequentava com seus familiares e para o qual oferecia os seus préstimos. Nesse ano, liderou uma comissão de moradores em reunião pela Operação Esperança, conseguindo uma doação para a construção do centro comunitário, onde atuou como mestre-de-obras. Tornou-se organizador de diversos eventos no centro comunitário, coordenava as festividades e era o churrasqueiro das quermesses.

"Foi esse o lugar em que se casou, batizou as filhas e organizou o 24º Encontro de Casais em Cristo. No bairro, lutava por melhorias no saneamento básico e no asfalto e por outras demandas pertinentes, buscando, com isso, qualidade de vida aos moradores. Odila faleceu em 12 de maio de 2006, com apenas 47 anos. Suas filhas ainda residem no Bairro Serraria, além, é claro, de muitos amigos. O homenageado deixou saudade, tanto por sua força como pelas atividades sociais desempenhadas em prol de todos os moradores do bairro", justificou Garcia.


Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)