Plenário

Proposta homenagem da Câmara a Alceu Collares

Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre foi indicado ao ex-governador do Estado

Alceu Collares em entrevista ao programa Trajetórias, da TV Câmara, em 2015. (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Collares governou o Estado e a Capital (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Tramita no Legislativo municipal um projeto de resolução de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB) que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu de Deus Collares. Natural de Bagé (RS), Collares é formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Sua trajetória política iniciou em 1964, quando elegeu-se vereador da Capital. Posteriormente, em 1970, foi eleito deputado federal pelo MDB, partido de oposição ao regime militar à época vigente. Ele reelegeu-se para o cargo em 1974, como parlamentar mais votado do estado, e em 1978. Desde 1980, o político é também Cidadão de Porto Alegre.

Com o fim do bipartidarismo, Collares ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), sendo o primeiro prefeito da capital gaúcha após a redemocratização, de 1986 a 1988. “Na sua atuação como mandatário da cidade, destacam-se os projetos de criação dos Centros Integrados de Educação Municipal, da Casa e do Albergue da Criança, da Escola de Aplicação, e o programa Nenhum Adulto Analfabeto, além da informatização das secretarias do Município, do Ginásio de Esportes Tesourinha, do Fundo de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Cultura”, destaca a justificativa do projeto.

Em 1990, o homenageado foi eleito para governar o Rio Grande do Sul. “Como governador, ele executou projetos como o Nenhuma Criança sem Escola, o Guerra à Miséria, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e o Fundo Integrado de Melhoria Social, além de implantar no estado o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade”, expõe o autor da homenagem. Collares ainda foi eleito deputado federal em duas ocasiões: 1998 e 2002. Segundo Dr. Goulart, “tem-se, na concessão do troféu, a oportunidade de homenagear Alceu Collares por sua trajetória de mais de 50 anos de vida pública”.

A homenagem

Conforme dispõe a Resolução nº 2.083 de 2007, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é concedido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento humano. Cada vereador tem direito a concedê-lo uma vez a cada legislatura. A distinção consiste na entrega de um troféu alusivo à Câmara Municipal, contendo uma placa com o brasão da cidade e a identidade nominal do homenageado, além do ano e razão da homenagem.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)