Plenário

Proposta inclui Festeja Criança no Calendário da Capital

Vereador Marcio Bins Ely na tribuna do plenário
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei que inclui o evento Festeja Criança no Calendário de Eventos de Porto Alegre e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre, a ocorrer no mês de outubro. A proposta é do vereador Márcio Bins Ely (PDT). “Esse evento cumpre um papel de suma importância e de total relevância para o complemento de atendimento das famílias de nossa sociedade”, lembra o vereador.

O Festeja Criança é um evento gratuito promovido pelo Serviço Social Mary Taranger (Sesomatr), entidade filantrópica criada em 1997 para defender e garantir direitos, que é dirigida pela professora Maria Jandira Rabelini de Fraga. A programação da festa conta com cantores mirins, coreografias, mímica, mágicas, brincadeiras, fantoches, bonecos, teatro, bandas, sorteio de brindes, dentre outras atividades.

Desde 2005, ocorre em todos os anos, em data próxima ao Dia das Crianças, 12 de outubro, nas dependências do Ginásio de Esportes Tesourinha ou no Auditório Araújo Vianna, através do trabalho de voluntários. De acordo com os organizadores, “fazer uma criança feliz hoje formará um adulto fortalecido amanhã”.

A sua divulgação é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento também conta com o apoio da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, da EPTC, da Guarda Municipal de Porto Alegre, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)