Plenário

Proposta prevê utilização do cartão TRI para o BikePoa

Vereador Mauro Pinheiro na tribuna.
Vereador Mauro Pinheiro (REDE), proponente (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal da Capital projeto de lei de autoria do vereador Mauro Pinheiro (REDE) que permite a utilização do cartão do Sistema de Transporte Integrado (TRI) para o pagamento de passe do sistema de bicicletas compartilhadas (BikePoa). Segundo a proposta do vereador, o objetivo é possibilitar às pessoas que não possuam cartão de crédito, e sim o TRI, a utilização do sistema de compartilhamento de bicicletas.

Os principais fundamentos do projeto são a possibilidade de introduzir a bicicleta como meio de transporte público saudável e não poluente, o combate ao sedentarismo da população e a redução dos engarrafamentos e da poluição ambiental nas áreas centrais da capital, além da promoção da humanização do ambiente urbano e da responsabilidade social das pessoas. “Ocorre que, atualmente, somente as pessoas que possuem cartão de crédito são beneficiadas com esse sistema, excluindo a população menos favorecida, que possui apenas o cartão do TRI como meio de locomoção na cidade”, explica o autor do projeto.

Mauro Pinheiro destaca ainda que a opção de utilizar o cartão do TRI auxilia na mobilidade urbana do município, integrando o transporte público com a complementação da possibilidade de utilização de bicicletas para os usuários do transporte público completarem seus trajetos. “Assim, para que o sistema BikePoa atenda toda a população, é necessária a facilitação do seu acesso, com a inclusão do cartão do TRI como forma de pagamento”, enfatiza.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)