Plenário

Propostos nomes para cinco ruas na Capital

  • Ambulante, Obras em andamento, Estrada, Avenida Tronco, Bairro Vila Cruzeiro. SFCMPA
    Sugestões denominam logradouros em três bairros (Foto arquivo) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel
    Vereador Nedel na tribuna do Plenário Otávio rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Estão em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, cinco projetos de lei, todos de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que propõe nomes a cinco ruas, localizadas em três bairros de Porto Alegre.

POLICIAL- Denomina Rua Frederico Eduardo Sobbé o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 3.804, localizado no Bairro Mário Quintana. Conforme o projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome, os seguintes dizeres: Advogado e chefe de polícia. Frederico esteve à frente da 3ª Delegacia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, na Capital, da Delegacia de Furtos e da extinta Delegacia de Estrangeiros, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran‑RS), e chefiou o gabinete da Secretaria Estadual da Segurança.

HORIZONTE- Denomina Rua Novo Horizonte o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Seis – Chácara da Fumaça I –, localizado no Bairro Mário Quintana.  Segundo os dicionários, a palavra horizonte é um substantivo masculino que significa: “linha de formato circular que aparenta fazer com que o mar ou a terra se unam ao céu” ou, ainda, “plano que passa pelo observador e é perpendicular à direção do fio de prumo”. Porém, para o vereador, a palavra horizonte também contém uma significação abstrata, uma força interior de esperança em um tempo melhor que ainda virá, algo que, por hora, está longe do alcance, mas é realizável no futuro.

CANÁRIO- Denomina Rua Canarinho o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Sete – Chácara da Fumaça I –, localizado no Bairro Mário Quintana. O canário-da-terra é uma pequena espécie de ave da ordem dos passeriformes, originário da América do Sul. No Brasil, ele é chamado por muitos nomes: canário-da-horta, canário-da-telha, canário-do-campo, canário-chapinha, canário-do-chão, coroinha e cabeça‑de‑fogo. Mas, de maneira ampla, ele é conhecido, simplesmente, como canarinho. É um dos símbolos da Seleção Brasileira de Futebol.

LOJISTA- Denomina Rua Joel Iuchno o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 7.012 – Loteamento Parque Salso –, localizado no Bairro Restinga. De acordo com o projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Comerciante e líder empresarial. Joel foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), onde concluiu a fusão das entidades CDL e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

RURALISTA- Denomina Rua Carlos Rivaci Sperotto o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 3.082, localizado no Bairro Jardim Carvalho. Se virar lei, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Homem determinado, corajoso e desbravador. Foi presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), assumindo em 1997. Antes, entre 1991 a 1997, foi diretor financeiro da entidade. Ocupou ainda, por três vezes, a presidência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS), além da vice-presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)