Pauta

Rede de Educação Pelos Direitos da Mulher será instalada nesta terça

A Procuradoria Especial da Mulher, órgão ligado à Câmara Municipal de Porto Alegre, realizará nesta terça-feira (29/11), às 10 horas, o lançamento da Rede de Educação Pelos Direitos da Mulher. O ato ocorrerá no Salão Adel Carvalho, na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico).

Conforme a vereadora Sofia Cavedon (PT), procuradora especial da Mulher, a instalação da Rede faz parte de ações propostas pelo I Seminário Nacional “Qual o currículo para uma Educação Não Sexista?“, realizado em 31 de março e 1º de abril de 2016. “A data para o ato foi escolhida por ocasião do Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher – comemorado em 25 de novembro – e está dentro do calendário da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, explica a procuradora.

A data de 25 de novembro homenageia as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em 25 de novembro de 1991 teve início a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs 16 dias de ativismo contra a violência sobre as mulheres. Esses 16 dias começam no 25 de novembro e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948.

Sofia informa que o encontro terá como debatedores a professora Edla Eggert (PUC-RS), pesquisadora em estudos de gênero, e a professora Jussara Prá (Ufrgs), pesquisadora em estudos feministas e de gênero. “Juntamente com escolas, entidades da sociedade civil e lideranças, vamos iniciar a reflexão, discussão e organização da Rede de Educação Pelos Direitos da Mulher”, ressalta a vereadora.

Todas as pessoas e ou entidades presentes receberão a II Coletânea de Leis Municipais dos Direitos da Mulher, produzida pela Procuradoria Especial da Mulher e lançada na 62° Feira do Livro de Porto Alegre.

Texto: Marta Resing (reg. prof. 5405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)