Plenário

Rejeitada nova votação do projeto de bicicletários na Área Azul

Proposta buscava reservar espaço para bicicletas na Capital

Bicicletário na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Paraciclo do Palácio Aloísio Filho da Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Por 11 votos a oito, o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou hoje (13/6) o requerimento que pedia renovação de votação do projeto de lei 265/2013. O texto previa a destinação de, no mínimo, 5% do espaço reservado aos automóveis na Área Azul para a implantação de bicicletários e paraciclos. Como a proposta foi rejeitada por diferença de três votos (15 contrários e 12 favoráveis), no dia 2 de junho, o autor do projeto, vereador Marcelo Sgarbossa (PT), havia solicitado a renovação de votação.

"A tendência da modernidade urbana aponta para a necessidade de adequação dos espaços públicos, que, além das ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, é composto também por bicicletários e paraciclos adequados”, afirma o vereador. Sgarbossa argumenta que a falta de locais apropriados para estacionar tem feito com que os ciclistas prendam as bicicletas em equipamentos públicos inadequados como árvores, postes e paradas passeios públicos.

Segundo o vereador, a construção e a manutenção dos bicicletários ou paraciclos em Área Azul seria de responsabilidade da empresa contratada para administrar o serviço. “Da arrecadação obtida com o estacionamento remunerado dos veículos, no mínimo 20% do valor deverá ser aplicado na construção e na manutenção desses estacionamentos para as bicicletas e também na promoção de ações educativas de trânsito.” De acordo com o projeto, os estacionamentos de bicicletas na Área Azul seriam acessíveis a todos, ficando vedada a utilização deles com fins lucrativos.

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)