Comissões

Relatório de visitas da Cosmam é entregue ao secretário da Saúde

Documento resultou de onze visitas da Comissão a unidades de saúde do município.

Entrega do Relatório de Visitas da Cosmam do primeiro semestre de 2017 ao secretário municipal de saúde. Na foto, da esquerda para a direita, o secretário Erno Harzheim e os vereadores André Carús, Aldacir Oliboni e Alvaro Araujo.
Vereadores Álvaro Araújo (d), Oliboni e Carús (de preto) entregam documento ao secretário Erno Harzheim (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Na tarde desta sexta-feira (7/7), os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal entregaram ao secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, um relatório elaborado a partir das visitas dos parlamentares às unidades de saúde dos municípios. A entrega ocorreu no gabinete do secretário, e contou com a presença do presidente da Cosmam, vereador André Carús (PMDB), e dos vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Álvaro Araújo (PSDB), que substitui o colega de partido Moisés Maluco do Bem.

De acordo com Carús, o ato simboliza a intenção da comissão de obter respostas para as demandas apontadas. “Encontramos muitas necessidades nas unidades, sobretudo a de reforçar as equipes e reclamações pela falta de segurança”, revelou. Segundo o vereador, parte dos apontamentos já foram considerados pela Secretaria. “Já está sendo encaminhado o chamamento de 70 técnicos de enfermagem, que serão destinados aos locais onde há maior necessidade”, afirmou o parlamentar.

Por sua vez, Oliboni disse que os problemas na saúde da Capital se agravaram nos últimos meses. Ele exaltou o trabalho da comissão nas visitas às unidades e reconheceu o esforço da Secretaria, mas fez ponderações sobre a velocidade de resolução dos problemas. “O eixo central do governo não viabiliza as mudanças na velocidade necessária”, apontou. O vereador defendeu ainda que os Pronto Atendimentos sejam reconhecidos como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para a obtenção de mais recursos junto às esferas estadual e federal.

O documento

Elaborado pela comissão, o relatório apresentado foi produzido após a visita aos hospitais de Pronto-Socorro (HPS) e Presidente Vargas, aos Pronto Atendimentos Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro e a seis Unidades Básicas de Saúde. Nele constam diversas demandas dos servidores e de usuários do serviço. Entre os principais pontos citados estão a insegurança, a demora no agendamento de consultas, déficit de recursos humanos e a melhora em equipamentos e no espaço físico.

Após receber o documento, o secretário Erno Harzheim afirmou que a Secretaria já efetuou a contratação de 225 profissionais no primeiro semestre, Ele afirmou ainda que a SMS e a Cosmam trabalham “na mesma direção” para melhorar o atendimento de saúde. Por fim, Harzheim disse que já existe uma parceria com a Secretaria Municipal de Segurança para garantir a integridade dos profissionais. “Já temos um programa em andamento no PACS (Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul), com a utilização de câmeras e ações mais efetivas, e ele deve ser ampliado também à Bom Jesus e à Lomba do Pinheiro”, assegurou.

O relatório completo pode ser acessado no anexo abaixo.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)