FRENTUR

Réveillon de Porto Alegre

  • Foto: RBSTV
    Foto: RBSTV
  • Foto: RBSTV
    Foto: RBSTV

Porto Alegre recebeu 2018 com muita festa, alegria, passeios de barco e fogos de artifício no Lago Guaíba. O Réveillon da Cidade foi articulado pela Frente Parlamentar do Turismo (FRENTUR) da Câmara Municipal e pela Diretoria de Turismo, em parceria com a iniciativa privada e os clubes náuticos Jangadeiros, Sava Club, Navegantes São João, Iate Clube Guaíba e Veleiros do Sul. Centenas de pessoas comemoraram a chegada do novo ano navegando ou à beira do Guaíba, em um Réveillon inspirado no evento que ocorre em Sidney, Austrália, e conta com o desfile de barcos iluminados.

A Naviata, como a iniciativa de Porto Alegre ficou conhecida, foi encabeçada pelo Presidente da Frentur, Vereador João Carlos Nedel, e foi um embrião do que será realizado no ano que vem, com a Orla do Gasômetro estando aberta ao público.  “Nossa Cidade não poderia ficar mais um ano sem Réveillon. Por isso articulamos a Naviata com os clubes náuticos e, graças ao apoio da iniciativa privada, conseguimos realizar, também, um show pirotécnico”.

De acordo com Nedel, o Município passa por dificuldades financeiras e é preciso tirar do Poder Público a responsabilidade de custear festas populares. “A sociedade precisa começar a se articular para que esses eventos continuem acontecendo sem nenhum ônus à Prefeitura. Associações, clubes e empresas podem, tranquilamente, organizá-los sozinhos”, opinou o Vereador Nedel.

A quantidade de barcos foi prejudicada pelo forte vento leste, que represou as águas, impedindo muitas embarcações de deixarem suas marinas e aumentando os riscos da navegação noturna no Guaíba. O último Réveillon realizado em Porto Alegre havia sido em 2015, pela Administração Municipal. Em 2016, não houve nenhuma comemoração. “Esse ano, a Naviata foi feita em escala menor. Mas a nossa expectativa é que em 2019 possamos abarcar um público muito maior”, concluiu Nedel.