62ª Feira do Livro

Seminário e mostra têm revistas literárias como tema

Palestras serão realizadas nesta quarta-feira, às 14 horas, na Câmara Municipal.

  • A exposição está montada no saguão térreo do Legislativo (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Exemplares de antigas revistas de literatura estão expostos (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Dentro da programação da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, o Memorial da Câmara Municipal promove a exposição Cem Anos de Revistas Literárias, no saguão térreo do Legislativo da Capital. Com curadoria de Alexandre Brito e acervo de Paulo Cezar Alves Cústodio, a mostra reúne exemplares das principais revistas de literatura, que trazem contos, poesias, trechos de romances e crítica literária. Ao longo da história, essas publicações fomentaram o pensamento crítico e a cultura e se consolidaram como espaços de resistência ao autoritarismo. O tema também será debatido no seminário Revistas Literárias – Século XX, 100 Anos de Rupturas Estéticas e Políticas, às 14 horas desta quarta-feira (9/11) na sala 301 da Câmara. Entrada gratuita.

Como informa Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial do Legislativo da Capital, o acervo foi reunido por Paulo Cezar Alves Custódio, o Paco Cac (1952-2013), estudioso do tema e autor da obra Revistas Literárias Brasileiras - Século XX, de 2012. Paco Cac era colecionador das revistas brasileiras de literatura, tendo obtido o primeiro número delas. Seu acervo começou a vir a público na exposição promovida em 2008 pela Biblioteca Nacional de Brasília. 

No Brasil, Plínio Doyle, em seu estudo História de Revistas e Jornais Literários, considera como pioneira a Nitheroy - Revista Brasiliense de Sciencias, Letras e Artes, de 1836. Outros estudos, porém, apontam que, antes dela, já haviam sido publicadas a Variedades – ou Ensaios de Literatura, em 1812, na Bahia; e a Revista da Sociedade Filomática, em 1833, em São Paulo.

O fim do século XIX assistiu a uma proliferação de revistas literárias, celebradas por Olavo Bilac como o principal meio para escritores atingirem seu público, prossegue Jorge Barcellos. Nas primeiras décadas do século XX, essas publicações foram exploradas pelos diferentes movimentos de vanguarda, que criaram títulos de grande impacto, como a Klaxon, de Oswald e Mário de Andrade; e a Revista de Antropofagia.

Exposição e seminário

A exposição na Câmara pode ser visitada até 18 de novembro, no térreo da Casa, das 8h30min às 18 horas. São exemplares e reproduções de capas das revistas brasileiras mais importantes e representativas dos movimentos literários do século XX, tais como Kosmos, Klaxon, Terra Roxa, Revista Antropofágica, Festa, Joaquim, Quixote, Noigandres, Praxis, Invenção, Navilouca, Ímã, Bric a Brac, PósTudo, Gandaia, Urbana, Medusa, Babel e tantas outras.

O seminário do dia 9 de novembro, às 14 horas, na sala 301 do Legislativo da Capital, tratará da diversidade e do papel das revistas literárias ao longo da história brasileira e da formação política brasileira, propondo a seguinte questão: é possível ainda o pensamento crítico no Brasil? O evento tem a coordenação de Alexandre Brito. Filósofo (Ufsc), músico, compositor, escritor, integrante da banda Os poETs, e contará com os seguintes painéis:

- Literatura e Política no Brasil – com Jorge Barcellos, historiador, mestre e doutor em Educação/Ufrgs, servidor do Memorial da Câmara Municipal;
- As Revistas Literárias e a Cultura Brasileira – com Sandra Santos - artista plástica, escritora e coordenadora do Castelinho do Alto da Bronze/Espaço Cultura.

A sala 301 fica no 3º piso da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Entrada gratuita. Informações: (51) 3220-4318, com Jorge Barcellos. O evento tem apoio do gabinete da vereadora Sofia Cavedon (PT).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)