Sessão Solene

Rita de Cássia Carvalho recebe a Comenda Porto do Sol

"Doutora Rita" cuida de animais de rua Foto: Guilherme Almeida
"Doutora Rita" cuida de animais de rua Foto: Guilherme Almeida (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu na tarde desta sexta-feira (11/12) a Comenda Porto do Sol em homenagem à veterinária Rita de Cássia Bernardes Carvalho. A sessão, proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), aconteceu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida por Dr. Raul Fraga (PMDB).

Dr. Thiago Duarte afirmou que "doutora Rita", como é conhecida nos bairros da zona sul de Porto Alegre, estabeleceu-se no Bairro Lami e lá produz um trabalho de excelência. "Filha de pecuaristas, Rita sempre quis ser veterinária, formando-se na Pontifícia Universidade Católica", disse. Integrada ao extremo sul da Capital, a homenageada passou a utilizar seu conhecimento técnico na busca pela saúde dos animais de pequeno porte. "A doutora Rita promove a castração de animais de rua, mostrando que é possível colaborar com a saúde sanitária de Porto Alegre", ressaltou. O vereador destacou ainda que a homenageada é parte integrante de um processo de aprendizagem sobre a importância dos animais em nossas vidas. Duarte mostrou um vídeo com depoimentos de amigos e conhecidos de Rita e afirmou que ela é respeitada e admirada pelo seu trabalho e o seu profissionalismo.

A veterinária agradeceu a homenagem e disse estar emocionada com a sessão solene. "Tento me dedicar ao máximo aos animais e penso que, quando um veterinário ama o que faz, sabe que o trabalho é árduo e que irá dedicar suas vidas ao trato dos animais", disse. Rita destacou a importância da posse responsável dos bichos domésticos e afirmou que é preciso dar muito amor e carinho a eles, pois são os seres vivos que mais merecem o nosso amor. A veterinária ressaltou que acredita que o ato da homenagem é um reconhecimento do trabalho que serviu, de alguma forma, para melhorar as vidas das pessoas. Rita lembrou seus colegas de trabalho que tanto a ajudaram na sua caminhada profissional e disse que continuará atuando em sua área com afinco e dedicação.    
Texto: Clara Porto Alegre (estagiária de Jornalismo)
          Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)