Causa Animal

Rodrigo Maroni cria PL que permite a animais terem sobrenome de seus tutores

Sessão para apreciação do projeto de lei complementar do Executivo que cria e funde secretarias municipais. Na foto: Vereador Rodrigo Maroni
Rodrigo Maroni cria PL que permite a animais terem sobrenome de seus tutores (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

O vereador Rodrigo Maroni criou Projeto de Lei que dispõe sobre o registro de animais domésticos em cartórios em que seus tutores possam realizar o registro com seu sobrenome, bem como, nascimentos, óbitos e até casamentos dos animais de estimação.
Conforme a PL, este registro será um registro público, que funcionará como uma declaração civil de responsabilidade pelo animal. O registro terá ainda as características do cão ou gato, bem como, raça, cor, tamanho, pelo, o que ajudará inclusive em caso de perda ou roubo. O projeto visa, também, a colocação de chip na coleira, o que facilitará a localização em caso de perda ou roubo.
De acordo com Maroni, o objetivo é configurar de forma oficial a forma como a maioria das pessoas convive com seus animais, com um familiar. “Quem ama seu animalzinho sabe que eles são mais do que pets, eles são parte da família, como um ente querido que tem as mesmas necessidades que qualquer ser-humano e que merece ser reconhecido como um familiar”, explicou Maroni.