Cultura

Salão de Artes encerra visitação nesta quinta

A exposição na Câmara reúne 54 trabalhos de 25 artistas contemporâneos nascidos no RS ou que vivem no Estado

  • Cerimônia de premiação do 22º Salão de Artes Plásticas da  Câmara Municipal de Porto Alegre.
    A pintura Grande e outras obras de Mariana Riera (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • 22º Salão de Artes da Câmara
    Alguns trabalhos que estão no andar térreo do Legislativo (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

O 22º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre está aberto à visitação até esta quinta-feira (6/12). O Prêmio Aquisição do evento - que reúne 54 trabalhos de 25 artistas do Rio Grande do Sul - ficou com Mariana Riera, autora da pintura Grande, em acrílico sobre tela. O quadro agora faz parte do acervo de artes visuais do Legislativo. Outros cinco artistas receberam Prêmios de Incentivo à Criatividade, e três foram distinguidas com Menções Honrosas.

A obra que levou o prêmio principal e outras quatro exibidas no Salão compõem uma série trabalhada por Mariana Riera há alguns anos. O processo de criação começa com a obtenção de fotos, nas quais o modelo – geralmente um familiar da artista – é clicado deitado no chão, subvertendo o formato tradicional de retrato. Depois essas imagens servem de referência para pinturas ou desenhos em pastel seco. Esses trabalhos são tema do estudo O impulso amoroso: um olhar sobre os retratos de Mariana Riera, de Marilice Corona, publicado em 2015 na Revista GAMA, da Faculdade de Belas Artes de Lisboa & Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes.    

Nascida em 1982 em Porto Alegre (RS), Mariana é formada em Artes Visuais/Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa do Studio P - grupo de extensão de pesquisas e práticas em pintura -, ministra oficinas e integra o núcleo de pintura Ateliê 1. Segue seus estudos em arte e educação na Ufrgs. Em 2014, venceu o 3º Prêmio Ieavi de Artes Visuais da Sala Augusto Mayer e, dois anos antes, conquistou o 7º Prêmio Açorianos de Melhor Exposição Coletiva de Pintura e Desenho, pela participação na mostra A Novíssima Geração, no Museu do Trabalho.

Confira a lista dos participantes do Salão:

Prêmio Aquisição (R$ 9 mil)

Mariana Riera – Grande (pintura em acrílico sobre tela), 2018;

Prêmios de Incentivo à Criatividade (R$ 2,5 mil cada)

André Antunes – série Cautcho sobre Asfalto e outros Atalhos (fotografias), 2018;

Carusto Camargo – Coletores Agrupamento e Coletores Negação (fotos sobre cerâmica), 2018;

Daiana Schropel – Elena LandKraut no Brasil: A Comemoração de um Centenário (instalação), 2018;

Ise Feijó – Silêncio e Investigação em Torno da Palavra Eu (pinturas em óleo sobre tela), 2018;

Marcelo Bordignon – Sem título, “” e Portas (pinturas em óleo sobre tela), 2018;

Menções Honrosas

Karine Perez – Foro Romanum, da série Habitações (fotografia digital), 2016;
Luana Alt – Lac Actus: Ciclo de Vida, Anartia Amathea Fenestra e Comparação entre Espécies (ferragens, borboletas e alfinetes), 2016;
Vera Wild – Praia do Arroio do Sal e Inverno (gravuras), 2017 e 2016.

Demais selecionados para a exposição: Ana Mahler, Artur Veloso, Bianca Santini, Bruno Tamboreno, Carlos Donaduzzi, Catiuscia Dotto, ESAbreu, Gustavo Walbrohel, Jana Castoldi, Jander Rama, Jane Cainelli, Leonardo Valle, Letícia Parraz, Luci Sgorla, Manoela Furtado, Verlu Macke.

Jurados

Compuseram a Comissão de Seleção e Premiação: Ana Aita, artista visual e diretora do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS); Leandro Selister, artista visual e designer; e Niúra Ribeiro, artista visual e professora do Instituto de Artes da Ufrgs. Os jurados analisaram os 98 portfólios (e 264 obras) inscritos por artistas oriundos de 15 cidades. Na escolha dos trabalhos, o júri levou em consideração os critérios de originalidade, contemporaneidade e adequação física e conceitual aos espaços expositivos da Câmara.

Visitação

Montado em espaços culturais no térreo e no segundo piso da Câmara Municipal de Porto Alegre, o Salão pode ser visitado até 6 de dezembro, de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 18 horas. Entrada gratuita. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações e obtenção (gratuita) do catálogo do evento: (51) 3220-4318.

66 anos de história

Idealizado pelo ex-vereador, escritor e jornalista Josué Guimarães (1921-1986), o Salão da Câmara foi criado por uma lei municipal em 1952. Inicialmente aberto apenas aos artistas visuais gaúchos, o evento funcionou até 1960, sendo reativado somente em 1988, quando passou a aceitar a participação de candidatos de outros Estados e países que residam no Rio Grande do Sul. É realizado a cada dois anos, nos anos pares, firmando-se como espaço de exibição para a arte contemporânea do RS.

Britto Velho

Nesta edição, o Salão da Câmara presta uma homenagem especial a Carlos Carrion de Britto Velho. Nascido em 1946 em Porto Alegre (RS), ele é pintor, desenhista, gravador, professor e escultor. Consolidou sua carreira no Brasil e no Exterior, participando de importantes eventos de artes visuais, como a Bienal de São Paulo, e realizando diversas exposições individuais. Seu trabalho partiu de uma matriz pop e desenvolveu-se incorporando traços do surrealismo em cores vibrantes. Atualmente, Britto Velho vive na capital gaúcha, onde ministra cursos particulares de pintura em seu ateliê e faz parte da diretoria da Fundação Bienal do Mercosul.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)