HOMENAGEM

Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre

60 anos de atendimento às comunidades carentes

Homenagem aos 60 anos de fundação do Secretariado da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS)
Homenagem aos 60 anos de fundação do Secretariado da Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Nesta terça-feira, 23, em Sessão Solene, a Câmara de Vereadores homenageou os 60 anos do Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre (SAS), que é um braço ativo da Igreja Católica, no atendimento às necessidades da população carente.

Para o proponente da homenagem, vereador João Carlos Nedel, a população desconhece o alcance social dos serviços prestados pelo SAS. muitos se encantam, por exemplo, com o Mensageiro da Caridade, que identificam, de cara, como o serviço de coleta que chamam para buscar, a domicílio e sem custo, as coisas que não servem mais em casa e estão ocupando espaço, mas que poderiam ser úteis para famílias menos abonadas.

Nedel acrescenta que o serviço cristão prestado pelo SAS à comunidade é bem maior do que se pode imaginar, tendo em vista que atende cerca de 7 mil famílias diferentes da Região Metropolitana. Outro projeto bastante conhecido é a Cidade de Deus, pioneiro em sua natureza de comunidade integral, que já atendeu mais de dez mil pessoas, contribuindo com assistência familiar, religiosa, educacional e habitacional.

A homenagem foi presidida pelo vereador Matheus Ayres, contando com a presença do vereador Professor Wambert, do Presidente da FASC, Solimar Amaro, do Arcebispo Emérito de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, da Presidente do Secretariado de Ação Social, Irmã Egidia Josefina Muraro, do Bispo Auxilar da Arquidiocese, Dom Adilson Pedro Pusin, além de representantes de outras entidades católicas, comunidade e funcionários.