Comissão

Secretário estadual da Segurança defende investimento em prevenção

  • Palestra do Secretario de Segurança do RS Sr. Cesar Chirmer.
    Schirmer apresentou ações da segurança pública estadual em Porto Alegre (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Palestra do Secretario de Segurança do RS Sr. Cesar Chirmer.
    Exposição do secretário César Schirmer ocorreu durante reunião conjunta da CCJ e Cedecondh (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

O secretário estadual de Segurança Pública, César Schirmer, compareceu na manhã desta terça-feira (18/12) à reunião conjunta entre as comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre para fazer uma demonstração das políticas de segurança pública adotadas no Estado do Rio Grande do Sul e na Capital entre 2017 e 2018.

No plenário Ana Terra, o secretário demonstrou aos vereadores e convidados, através de gráficos, uma visão sistêmica e integrada da segurança pública. Schirmer disse que o Brasil é considerado o maior consumidor do mundo de crack e maconha e 2º no consumo de cocaína. “Onde chega a droga invariavelmente chega a criminalidade”, considerou o secretário. Falou ainda que o brasileiro é extremamente tolerante a pequenos delitos. “No dia a dia, temos uma sociedade sem limites que joga lixo no chão, picha muros e rouba flores dos canteiros”, falou, considerando que estes atos são comprovadamente indutores da violência e da criminalidade.

Quanto à prevenção, ele defendeu que deve ser começada nas escolas e na família, pois entende que, se uma criança é criada em um meio violento, tende a ser violenta. Falou ainda que o roubo a bancos é extremamente difícil de combater, porque envolve pessoas quando é feito o “cordão humano”. “Tivemos um aumento de 12,9%, pois este ato limita muito nossa ação por envolver seres humanos.”

O secretário demonstrou, em dados, resultados de 2017 a 2018 onde houve a queda de homicídio doloso, latrocínio, abigeato, furtos de veículos e no comércio e ameaça contra mulheres. “Estes resultados são frutos de ações efetivas que implementamos com o ingresso de 6.300 novos servidores, ampliação do orçamento, criação de novas delegacias, implementação de leis de segurança, entre outras.”

Em relação à segurança pública em Porto Alegre, Schirmer disse que já está em processo de implementação 115 câmeras de monitoramento. “Faz parte do processo de cercamento eletrônico fruto de uma ação conjunta entre o Estado e o Município.” Ele exemplificou a eficácia do sistema demonstrando que é possível recuperar um veículo roubado em 30 minutos. “Tanto que já recuperamos 80 carros”, citou o secretário.

Falou ainda de ações como consultas integradas à Guarda Municipal, fornecimento de mão de obra prisional para a prefeitura, ampliação das operações de visibilidade e repressão, com foco na redução de homicídios, furto e roubo de veículos e assaltos a pedestres. “Além da contratação de servidores e aquisição de viaturas, armas e equipamentos para instituições vinculadas à segurança pública com foco em Porto Alegre”, citou Schirmer. O secretário também falou sobre a construção da Penitenciária Estadual de Porto Alegre, por meio do Programa de Permuta de Imóveis, que permitiu a abertura de 624 novas vagas em regime fechado, e da parceria com o Instituto Cultural Floresta, que aportou R$ 14 milhões em bens para a segurança pública, além de doar 46 viaturas, 2,5 mil armas e outros equipamentos. “São ações com resultados efetivos e extremamente positivas.”

Para encerrar, Schirmer disse que, se Porto Alegre investir na prevenção nas escolas, em tecnologia e equipamento para a Guarda Municipal, terá resultados de excelência. “Com estas três ações, tenho certeza que os resultados serão muito melhores.”

O encontrou contou com a presença dos vereadores Valter Nagelstein (MDB), Comandante Nádia (MDB), Mendes Ribeiro (MDB), Adeli Sell (PT), Moisés Barboza (PSDB), Dr. Thiago Duarte (DEM), do secretário adjunto da Segurança Pública do Estado, Everton Oltromari, da secretária Municipal da Segurança, Claudia Cristina Santos da Rocha e do presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, além de outros convidados.

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cesar Schirmersegurança pública