Segurança

Sede do Legislativo da Capital conta com alvará contra incêndios

Documento foi expedido pelos bombeiros após adequações nos sistemas já existentes da Casa.

Cãmara recebe Alvará de Prevenção Contra Incêndio (APPCI).
Sinalização e revisão de extintores forma parte do trabalho desenvolvido (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre conta, desde julho, com Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (APPCI). Expedido pelo 1º Batalhão de Bombeiros, do Corpo de Bombeiros do Estado, este documento é o resultado de quase quatro anos de trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Obras e Manutenção (SOM) da Casa e atesta a conformidade do Palácio Aloísio Filho, sede do Legislativo da Capital, com as resoluções, leis e normas técnicas voltadas à questão de incêndios.

O engenheiro Hélio Maltz destaca que, entre as adequações promovidas nos sistemas de combate a incêndio já existentes no prédio, com vistas à expedição desse alvará, esteve a revisão de hidrantes e mangueiras, extintores, alarmes, iluminação de emergência e sinalizações previstas pelo APCCI. Também foram parte das obras a substituição do sistema de abastecimento de água junto aos reservatórios, a recuperação da rede de incêndio na cobertura e a instalação de motobombas para a pressurização dos hidrantes.

Outra atividade incluída nos trabalhos desenvolvidos para a solicitação do alvará foi a participação de 25 servidores da Câmara Municipal em Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio, realizado nas dependências do 1º Comando Regional de Bombeiros. “A Câmara sempre esteve segura contra incêndios, faltavam apenas algumas adequações”, afirma Maltz ao explicar que o alvará apenas atesta essa situação. O documento tem validade até dezembro de 2019, quando então deverá ser renovado.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)