SEGURANÇA PÚBLICA

Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal é lançada na Câmara

  • Instalação da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal. Na foto, em destaque, a vereadora Comandante Nádia.
    Instalação da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal. Na foto, em destaque, a vereadora Comandante Nádia. (Foto: Candace Bauer/CMPA)
  • Instalação da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal. Na foto, o comandante do policiamento da Capital, Coronel Jeferson de Barros Jacques.
    Instalação da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal. Na foto, o comandante do policiamento da Capital, Coronel Jeferson de Barros Jacques. (Foto: Candace Bauer/CMPA)

Foi lançada nesta sexta-feira (9/6) pela manhã, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal (Freseg). O evento, realizado no plenário Ana Terra, recebeu lideranças políticas e representantes de entidades da sociedade civil. De acordo com a proponente e presidente da Frente, vereadora Comandante Nádia (PMDB), a iniciativa tem o intuito de fomentar medidas e cobrar atitudes dos órgãos responsáveis pela segurança.

A cerimônia foi iniciada com o pronunciamento do presidente do Legislativo municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB). Ele ressaltou que muitas atribuições do município, como a iluminação pública e a educação, estão envolvidas com a segurança pública. Trogildo também defendeu a criação de uma política nacional para a área e destacou a recente aprovação, na Câmara, da criação do Fundo Municipal de Segurança. “Que logo possamos ter uma nova fonte de recursos que permite mais capacidade de atuação”, desejou o presidente, ao declarar instalada a Frente Parlamentar.

Após ser empossada oficialmente como presidente da Freseg, Comandante Nádia apresentou os principais objetivos que ela pretende atingir. Dentre eles, estão a definição de estratégias para solução dos problemas na segurança, firmar e fiscalizar o cumprimento de acordos com órgãos competentes, valorizar a atuação dos profissionais da área e proporcionar o surgimento natural da sensação de segurança e redução da tensão social. “A segurança pública é um grande guarda-chuva que envolve muitos agentes e só tem resultados com a união de todos”, afirmou a parlamentar.

Resultados

Em sua manifestação, o secretário municipal de Segurança, Kleber Senisse, falou que a gestão atual da pasta fomenta a visão de que a segurança é responsabilidade da prefeitura e que o lançamento da Frente Parlamentar é um marco para a melhoria através do diálogo. “Ela é um novo ator que ajudará a mudar os índices que tornam hoje Porto Alegre uma das cidades mais inseguras do país”, comentou.

Por sua vez, o coronel da Brigada Militar Jefferson de Barros Jacques, comandante do policiamento da Capital, revelou que o foco do trabalho dos policiais está voltado para o cumprimento de metas e resultados, a partir dos recursos disponibilizados. “Estamos otimistas e queremos, com a união e a integração da cidade, reverter o quadro e mudar a lógica da criminalidade”, garantiu, prometendo participar ativamente da Freseg.

Na mesma linha, o delegado Eduardo Hartz, diretor da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, expôs que a entidade vem canalizando esforços para obter melhores resultados. “Nossa missão é muito grande, por isso são necessárias ações conjuntas para cumprir esse desafio”, resumiu o delegado.

Educação

Nomeado para a secretaria dos trabalhos, o vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB) salientou que muitas das preocupações apontadas na segurança se originam na educação. “Temos muita pressa para que as crianças não cheguem ao último ano sem aprender ou passem sem saber a matéria”, disse ele, se referindo à nova rotina escolar adotada pelo governo municipal.

Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Tiago Simon e Edson Brum – ambos do PMDB. Em seu discurso, Simon enfatizou ser uma tendência o fato de os municípios assumirem atribuições para combater a criminalidade. “A população passou a exigir uma política concreta dos gestores municipais”, relatou. Já Brum atribuiu boa parte dos problemas da segurança à desestruturação da família. “É em casa e nos pequenos gestos que se aprende educação, algo fundamental para a diminuição da violência”, assegurou.

Manifestaram ainda apoio à criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública Municipal os vereadores Cassiá Carpes (PP), Felipe Camozzato (Novo), Matheus Ayres (PP), Valter Nagelstein (PMDB) e Sofia Cavedon (PT), além dos presidentes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Paulo de Argollo Mendes e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), André Roncatto, e a representante da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Luciana Telles.

Também fazem parte da Frente Parlamentar os seguintes vereadores: Alvoni Medina (PRB), André Carús (PMDB), Idenir Cecchim (PMDB), João Bosco Vaz (PDT), Márcio Bins Ely (PDT), Mauro Zacher (PDT), Mendes Ribeiro (PMDB), Mônica Leal (PP), Paulo Brum (PTB), Rodrigo Maroni (PR) e Dr. Goulart (PTB). A primeira reunião de trabalho da Fretseg está marcada para 28 de junho, às 10 horas, e abordará a segurança nos postos de saúde da Capital.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)