Institucional

Semana da Consciência Negra lota o Plenário Otávio Rocha

Evento homenageou 26 pessoas com o certificado Deputado Carlos Santos

  • Evento em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
    Evento foi realizado na noite da última sexta-feira (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Evento em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
    Convidados e homenageados lotaram o Plenário da Câmara (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Na sexta-feira (7/12), o Plenário Otávio Rocha foi palco da XXXIV Semana da Consciência Negra e de Ação Antirracismo. Na ocasião, 26 pessoas foram homenageadas com o Certificado Deputado Carlos Santos, que destaca cidadãos que contribuíram em diversas categorias na luta antirracismo. A Semana da Consciência Negra foi instituída em 1984 com o objetivo de promover o debate e a difusão de aspectos relativos à cultura afro-brasileira.

Na época, o evento era chamado de Semana do Negro. Na abertura do evento, a vereadora Sofia Cavedon (PT) relembrou a luta do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), falecido na última quarta-feira (5/12), para a construção do Museu do Negro. A vereadora lembrou ainda das tentativas para tornar o 20 de novembro um feriado gaúcho. “Quero parabenizar os nossos funcionários, as nossas funcionárias, negros e negras que fazem a democracia de Porto Alegre e que prestam um serviço valoroso à Câmara Municipal. Que muitos negros e negras ocupem a política para construir a igualdade e a democracia que este país ainda está devendo ao povo negro e que passa, sim, pela reparação histórica da violência, da discriminação e do racismo que ainda persistem neste país”, destacou Sofia.

O vereador João Bosco Vaz (PDT) fez uma homenagem à Tarciso, de quem foi próximo desde os tempos em que era repórter esportivo e Tarciso, ídolo da torcida gremista. “Dos 36 vereadores, fui quem mais conviveu com Tarciso ao longo da vida. Ele estava sempre observando e pensando nas pessoas e em como ajudar”.

O vereador também lembrou a vontade de Tarciso de construir o Museu do Negro. “Afirmo sem medo de errar que ele morreu com uma grande frustração: de não ter conseguido colocar em prática a lei dele que cria o Museu do Negro. Todos os anos, na hora da votação do Orçamento, Tarciso apresentava emenda realocando dinheiro para que Museu do Negro se tornasse realidade. Ele lutou muito por isto e não conseguiu.

A fala de Bosco foi seguida de um minuto de silêncio. Tarciso era o único representante negro a ocupar uma das 36 cadeiras do Legislativo Municipal.

Para o coordenador da comissão organizadora do evento, Matheus Bonneau, a Semana da Consciência Negra da Câmara Municipal tem uma longa história, que se confunde com a trajetória de alguns servidores do Legislativo. “A atuação desse grupo de servidores, que inclui um dos homenageados deste ano - Hailton Terra de Jesus - é fundamental para a Semana, e o fato de a maior parte deles estar se aposentando é uma das razões pela qual, nos últimos anos, está sendo mais difícil promover o evento.

A iniciativa, este ano, foi de institucionalizar a organização da Semana por meio da Escola do Legislativo e, no que depender da nossa equipe, haverá uma trigésima quinta edição em 2019”.

Segundo o doutor em Ciências da Comunicação Deivison Moacir Cezar de Campos, homenageado na categoria pesquisador, sendo a Câmara um espaço público de representação, é necessário que ela marque o debate sobre as relações étnico-raciais. “A realização de uma solenidade, de um rito, é sempre importante para que a gente possa dar luz a este debate, que deve ser um dos temas permanentes para a Câmara. Então é um evento que funciona para despertar na sociedade a importância desta discussão - mas também para a Câmara se manter atenta ao crescimento da intolerância e dos preconceitos, para que possa efetivamente atender a todos os cidadãos dessa cidade, sendo eles de qualquer grupo étnico”, pontou.

Estiveram presentes no evento o ex-vereador Wilton Araújo, um dos proponentes da criação da Semana do Negro, Leonita Carvalho, representante do gabinete do senador Paulo Paim, além dos 26 homenageados e seus convidados.

A lista dos agraciados com o certificado Deputado Carlos Santos é a seguinte:

Advogado - Paulo Roberto Petri da Silva
Artista plástico - Ney Ortiz
Carnavalesco - Dilmair Monte
Cineasta - Camila de Moraes
Comunicador de Meio Tradicional - Carolina Anchieta
Comunicador de Meios Alternativos - Mário Renato Lima Marques
Empresário - Cláudia Renata Pereira de Campos
Escritor - Oscar Henrique Marques Cardoso
Esportista - Flávio Alves Lima
Fotógrafo - Luís Pedro da Rosa Fraga
Funcionário público - Hailton Terra de Jesus
Griô - João Carlos Agostinho Prudêncio
Líder comunitário - Gilberto da Cunha Machado
Líder de ONG - Beatriz Gonçalves Pereira
Líder feminista - Ivonete Carvalho
Líder jovem - Vitória Sant'Anna
Líder quilombola - Maria Elaine Rodrigues Espíndola
Líder religioso - Antônio Carlos Machado
Magistrado - Karen Pinheiro
Músico - Shirley Machado
Pesquisador - Deivison Moacir Cezar de Campos
Policial comunitário - Antônio Carlos Paz
Professor - Maria Jurema Bailas Fernandes
Profissional da saúde - Elaine Oliveira Soares
Sindicalista - Gelson Santana
In memorian - Nega Diaba

Texto: Ana Carolina Pinheiro (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)