Sessão Solene

Semana da Pátria é celebrada pela Câmara da Capital

Solene reuniu militares e autoridades Foto: Felipe Dalla Valle
Solene reuniu militares e autoridades Foto: Felipe Dalla Valle

Por proposição da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta terça-feira (4/9), sessão solene em homenagem à Semana da Pátria. Realizada no Plenário Otávio Rocha, a solenidade foi presidida pelo vereador Elói Guimarães (PTB), que também falou em nome da Mesa Diretora.

Elói lembrou que é uma tradição da Casa reverenciar "a pátria de todos nós" nesta semana. Disse que muito tem se falado sobre o conceito de Pátria. Lembrou uma definição de Ruy Barbosa que dizia: “Pátria não é um sistema, nem uma seita, mas sim o céu, o solo, o povo, as suas tradições, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados. É o valor maior que a todos congrega”. O vereador ainda pediu uma reflexão sobre  os valores de uma nação.

Já o vereador João Carlos Nedel, falando em nome da bancada do PP, disse que a Pátria "é a mãe de todos, onde se nasce e se vive". Destacou também o papel das Forças Armadas na preservação da segurança nacional.

Conclamação

O presidente da Liga de Defesa Nacional, coronel Floriano Gonçalves Filho, demonstrou preocupação com o que classificou de substituição de valores, onde as questões materiais, muitas vezes, se sobrepõem à responsabilidade e ao respeito. Disse que é preciso conhecer melhor a nossa história e conclamou todos a desenvolverem um espírito patriótico e de amor à Pátria. Lembrou que foi Dom Pedro I, nascido em Portugal, mas com espírito de brasilidade, que proclamou a Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822. 

Também estiveram presentes à solenidade o comandante do V Comar, major brigadeiro do ar Flávio dos Santos Chaves; o representante do Comando Militar do Sul, general de divisão Manoel Luiz Navaz Pafiadache; o delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão de Fragata Jaime Tavares Alves Filho; a presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Rosane Serafini Casa Nova; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, juiz João Vanderlan Rodrigues Vieira; o juiz do Foro da Comarca de Porto Alegre Vanderlei Deolindo, e o diretor do DMLU, Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves.   

Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)