Plenário

Sessão Plenária / Grande Expediente, Comunicações e Lideranças

Movimentação de plenário. Na foto, líderes reunidos junto a mesa.
Movimentação em Plenário nesta quinta-feira (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Na sessão plenária desta quinta-feira (18/10), os vereadores e as vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre comentaram os seguintes assuntos durante os períodos de Grande Expediente, Comunicações e Lideranças:

IDOSOS - Alvoni Medina (PRB) explicou sua preocupação com o programa de atenção ao idoso na Capital. Salientou a retirada dos 14 professores de educação física pela Secretaria de Educação, que atendiam grupos de exercícios como ginásticas e caminhadas. Apesar da medida ter sido revogada por uma portaria recente, manteve-se dúvida sobre a destinação destes profissionais. “Todos sabemos dos benefícios dos exercícios físicos e do esporte para a saúde física e mental, especialmente para os idosos”, disse, esperando não os ver futuramente nos postos de saúde. Explicou que durante reunião de ontem com a secretária Denise Russo, ela garantiu que as atividades serão mantidas. Recordou de que este tipo de compromisso para manutenção de programas já havia sido firmado anteriormente pelo prefeito, na época da extinção da Secretaria de Esporte. (AM)

VIOLÊNCIA - Aldacir Oliboni (PT) descreveu episódios recentes de ódio, intolerância e violência de cunho político. Mostrou imagens de depredações realizadas nas sedes do PSOL e do PT em Porto Alegre; destruição da placa da vereadora Marielle Franco por apoiadores do candidato à presidência Jair Bolsonaro; agressão de militante do PT durante carreata em Maringá; agressão de professor durante aula; exibição de símbolos nazistas; agressão de jovem por usar adesivos de partidos políticos contrários à ideologia do agressor. “Nós, como políticos, estamos aqui para condenar este tipo de coisa”, afirmou, complementando que manifestações políticas deveriam ser livres de repressões na democracia. (AM)

PPP - Moisés Barboza (PSDB) comentou sobre evento de empreendedorismo que teve a presença do vice-prefeito Gustavo Paim, diversas entidades e prefeitos da Região Metropolitana e do Interior. Destacou que o maior interesse do evento era sobre aprender e discutir as possiblidades para parcerias público-privadas (PPPs). Lamentou que a cidade ainda está atrasada em relação ao resto do Estado, justificando com exemplos de parceria que está sendo desenvolvida com a Corsan em outros municípios. Sobre os apontamentos realizados por Aldacir Oliboni (PT), acrescentou seu ponto de vista, observando que exemplos violentos ocorrem em mais de um campo ideológico e devem sim ser criticados e combatidos. (AM)

VIOLÊNCIA II - Professor Wambert (PROS) questionou o levantamento de Aldacir Oliboni (PT), considerando que as maiores divisões políticas, polarizações e radicalizações foram realizadas pelo PT ao longo dos últimos anos. Citou divisões populacionais como hétero e homossexual, brancos e negros, ricos e pobres. Apontou que muitos dos exemplos exibidos foram forjados, sendo resultados de mentiras. “A sociedade brasileira acordou. É melhor já ir se acostumando. Quem não concorda, que organize-se na oposição, como é o caso da Fernanda Melchionna (PSol)”, disse, considerando que o PT é a maior organização criminosa da América Latina, cujo líder está preso. (AM)

ESPORTE - João Bosco Vaz (PDT) disse que, apesar de criticar duramente a gestão municipal, ele solicita ao governo para que reconheça o valor de um projeto iniciado por ele, quando secretário de Esporte. De acordo com o vereador, como gestor da pasta montou diversos projetos de cunho social. Uma dessas iniciativas, conforme ele, foi a criação de uma clínica de fisioterapia com atendimento gratuito no ginásio Tesourinha. “Para desafogar prontos-socorros e postos de saúde”, acrescentou. Segundo Bosco, o prefeito solicitou a retirada do médico que faz o atendimento no local. O vereador pediu que a prefeitura tenha uma visão macro da situação sobre a importância do projeto.  (MF)

GESTÃO - Cassiá Carpes (PP) fez um contraponto em relação às falas dos vereadores Adeli Sell e Aldacir Oliboni (PT). Para ele, além de não relatar a violência que acontece em todos os lados, o PT quebrou o Estado e a cidade. Ao longo de sua declaração, ele criticou a propaganda do candidato à Presidência pelo PT. No entanto, ele defendeu que, independentemente de quem for eleito, a democracia deve prevalecer. Sobre a gestão municipal, o vereador alertou que o prefeito precisa entender a importância do esporte para educação, por fazer com que crianças tenham um melhor aproveitamento nas escolas. (MF)  

GOVERNO - Sofia Cavedon (PT) lembrou o colega Cassiá Carpes (PP) sobre os governantes que entram para governar mas não têm capacidade de gestão pública. “Nós do PT nunca parcelamos salário. Sobre a Petrobras, descobrimos o pré-sal e aprovamos a legislação de extrema importância para a riqueza do petróleo. A Petrobras não está quebrada. Quem a está entregando para o estrangeiro é o governo golpista." Sofia recordou a violência recorrente nos últimos tempos, principalmente em relação aos menores e relatou assassinatos em escolas do município. “Não dá para fazer política no ódio, na bravata, na apologia à tortura.” A vereadora também corroborou as comunicações de João Bosco Vaz (PDT) e Cassiá acerca do desmonte da Secretaria de Esportes, há um ano. “O governo não pode esvaziar essa política pública. Inclusive, faremos seminário de um ano sem a SME, aqui na Câmara.” (BSM)

MANUTENÇÃO - Airto Ferronato (PSB) falou sobre um projeto de lei de sua autoria que determina a retirada de fios e cabos pendurados sem uso em postes pela cidade. Para o vereador, a manutenção se faz necessária na medida em que a quantidade desses fios passou a aumentar. De acordo com Ferronato, a proposta tem sido solicitada em outros municípios que pretendem implementar o mesmo projeto. Conforme ele, ainda que a medida não esteja avançando como deveria, já é possível perceber as modificações na capital, com a implementação de novos fios bem acondicionados e coloridos. “Quero registrar que estamos acompanhando de perto”, afirmou. (MF) 

VIOLÊNCIA III  - Em referência à fala do vereador Professor Wambert (PROS), o vereador Adeli Sell (PT) declarou ter uma profunda discordância do discurso adotado por Wambert a respeito dos casos de violência noticiados ultimamente. Para Adeli, hoje as mídias sociais deram lugar para violência e preconceito. “As pessoas se acham autorizadas a fazer qualquer coisa”. Durante seu pronunciamento, o vereador defendeu também a Constituição Federal e o estado democrático de direito. “Nós precisamos defender a democracia”, declarou. (MF)  

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
          Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo) 
          Munique Freitas (estagiária de jornalismo) 

Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)