Sessão Solene

Câmara homenageia 120 anos do Colégio Farroupilha

Instituição de ensino foi destacada emsolenidade na Câmara Municipal Foto: tonico alvares
Instituição de ensino foi destacada emsolenidade na Câmara Municipal Foto: tonico alvares

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (21/6) a Câmara Municipal prestou homenagem aos 120 anos de fundação do Colégio Farroupilha. A proposta de ensino da instituição fundamenta-se no aprendizado múltiplo das diversas áreas do conhecimento, aliada à prática esportiva. A história do Colégio Farroupilha remonta ao ano de 1858, quando, no dia 21 de março, foi fundada na Capital a Deutscher Hilfsverein (Associação Beneficente Alemã), criada com a finalidade de auxiliar os imigrantes alemães e seus descendentes a superar as dificuldades da época, cedendo-lhes orientação profissional e religiosa.

A associação tinha como um de seus principais objetivos inaugurar um estabelecimento de ensino de caráter liberal no sentido filosófico-religioso, meta que se tornou realidade em 1886, com a fundação da Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã, com 70 alunos, um diretor e dois professores ocupando algumas salas alugadas da Comunidade Evangélica, situada na Rua Senhor dos Passos. Em 1928, já no bairro Três Figueiras, foram unidas definitivamente a escola de meninos com a de meninas, um feito inédito na época, mas coroado de êxito pelo seu caráter educacional e pedagógico.

O vereador licenciado e secretário municipal de Obras e Viação, Maurício Dziedricki (PTB), que propôs a cerimônia, disse estar emocionado em poder homenagear seu ex-colégio. Ele ressaltou que não poderia deixar passar sem uma grande comemoração o aniversário dos 120 anos de fundação da escola.

O vereador Elói Guimarães (PTB) disse que a homenagem é um tributo do Legislativo ao segundo colégio mais antigo da Capital, que tem toda a sua trajetória confundida com a história da cidade. “É um momento alto para nossa cidade podermos reverenciar essa instituição de ensino que tem uma forma de educação diferenciada e humana”, salientou.

Agradecendo a homenagem, o diretor Roberto Py recordou que durante sua trajetória o Colégio Farroupilha passou por muitas dificuldades, precisando trocar de nome numa delas e, em outra, necessitando auxílio da 3ª Região Militar para continuar funcionando. Py ressaltou que os alunos e funcionários do Colégio Farroupilha podem se orgulhar de estar fazendo o melhor pela educação na Capital.

Também falaram em nome de suas bancadas os vereadores Raul Carrion (PCdoB), Jocelin Azambuja (PMDB), Mônica Leal (PP) e Professor Garcia (PPS).

Adroaldo Bueno (reg. prof. 7342)