Saúde

Sessão temática debaterá o autismo

A partir da esquerda: Zacher, Marcelo, Cláudia e Núria Foto: Tonico Alvares
A partir da esquerda: Zacher, Marcelo, Cláudia e Núria Foto: Tonico Alvares

De 1º a 4 de abril, o Instituto Autismo & Vida, entidade que reúne pais de pessoas vitimas do transtorno, promove a 2ª edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre, possibilitando ações no sentido de diminuir o preconceito, a intolerância, a aceitação quanto à diferença e a inclusão de pessoas portadoras deste tipo e distúrbio. O autismo se manifesta na infância, normalmente até os 3 anos de idade e afeta as habilidades da comunicação, comportamento e interação social, podendo se manifestar de diferentes formas, sem distinção de classe social, raça ou cor, revela o presidente do Instituto, Marcelo Ribeiro Lima, que na manhã desta terça-feira (6/3), visitou o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT). O objetivo foi o de pedir para que a câmara dedique uma sessão temática para abordar o tema, “já que se quer chamar a atenção da sociedade acerca do transtorno do autismo”, enfatiza Marcelo Ribeiro Lima.

No entanto, não há dados específicos sobre a incidência na população brasileira, mas a estimativa é de que existam cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno no Brasil e 70 milhões no mundo. O autismo atinge quase 1% da população norte-americana, sendo mais comum que o diabetes e o câncer infantil juntos, observa.
 
Uma das ações para chamar a atenção da sociedade é a iluminação de prédios de destaque e monumentos históricos na cor azul, cor do autismo. Locais como a Usina do Gasômetro e o Monumento ao Laçador deverão receber iluminação especial entre os dias 31 de março e 2 de abril.

Segundo Claudia Meyer e Núria Gonçalves, que acompanharam a audiência, é a oportunidade para pais, familiares, amigos, profissionais, estudantes e demais interessados se unirem pela causa do autismo, repassando informações à sociedade como forma de dizer “não” ao preconceito e “sim” à solidariedade. A Câmara deverá dedicar um espaço para manifestações durante a sessão do dia 31 de março, disse o presidente Mauro Zacher.

Informações sobre a programação e atividades da 2ª edição do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Porto Alegre podem ser obtidas pelo e-mail autismoevida@yahoo.com, no site http://www.autismoevida.org.br/ ou por meio do telefone 9335-4053.

Flávio Damiani (Reg. prof. 6180)