Comissões

Sete projetos são aprovados em apreciação terminativa

Cantor e compositor Rui Biriva
Uma das propostas dá o nome do músico Rui Biriva a rua do Bairro Lomba do Pinheiro

Foram aprovados em apreciação terminativa, no âmbito das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre, os seguintes processos:

LIGA - Declaração de utilidade pública da entidade Liga Feminina de Combate ao Câncer no Rio Grande do Sul. A proposta é do governo municipal, ainda assinada pelo ex-prefeito José Fortunati. A própria entidade remeteu documentos para o Setor de Bolsas e Convênios da Secretaria Municipal de Educação (Smed), solicitando a certificação;

CERVEJA - Inclusão da Semana Municipal da Cerveja Artesanal – Festa da Cerveja Artesanal no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, na semana do dia 15 de novembro. Os proponentes da resolução - vereadores Prof. Alex Fraga, Fernanda Melchionna e Roberto Robaina -, todos os PSOL, alegam que a inclusão do evento "permitirá à cidade impulsionar sua cadeia produtiva, agregando valor a um produto local e fomentando o turismo, gerando renda e visibilidade para nossa cidade.”

BALTAZAR – Indicação de bloqueio do corredor de ônibus da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, em domingos e feriados, das 8 horas às 18h30min para fins de lazer e convivência da comunidade local. A proposta é do vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Ele sugere que a área seja utilizada para caminhada, corrida, ciclismo, skate, patinação e piquenique e para que “as crianças possam voltar a usufruir das ruas para suas brincadeiras”.

VIADUTO - Indicação de instalação de parklets na extensão do Viaduto Otávio Rocha e de novo uso – cultural e gastronômico - para as 32 lojas que ali se encontram. As mudanças, sugeridas pelo vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB), visam à regeneração do local, o fomento do turismo urbano e o aquecimento do comércio próximo. “A regeneração do Viaduto transformará uma área deserta e insegura em uma área ocupada permanentemente pela população”, diz.

PONTA GROSSA - Denominação do logradouro público conhecido como Beco Ponta Grossa, no Bairro Ponta Grossa, como Rua Aldo Alves da Silva. O projeto é da vereadora Sofia Cavedon (PT). O homenageado foi presidente da Associação dos Moradores da Ponta Grossa e conselheiro do Orçamento Participativo e da Assistência Social. “Ao longo de sua vida, teve importante participação comunitária no bairro onde morava”, conta Sofia.

BIRIVA - Projeto do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) que denomina Rua Rui Biriva a antiga Rua 6.050, no Bairro Lomba do Pinheiro. Biriva foi cantor e compositor de música tradicional gaúcha e obteve diversas premiações durante sua vida. “Ele sempre se destacou por desenvolver uma atividade importantíssima na sociedade porto-alegrense e no RS”, lembra o vereador.

EDUCAÇÃO - Indicação, pelo vereador André Carús (PMDB), da preservação do programa Unipoa e do cursinho de Pré-vestibular Municipal. O primeiro concede bolsas de estudos em instituições privadas, e o segundo oferece aulas preparatórias para vestibulares e Enem, ambos contemplando jovens de baixa renda. De acordo com o vereador, “os programas devem ser mantidos, pois geram oportunidades de educação e qualificação para juventude; um investimento em um futuro próspero e em novos talentos”.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)