Sessão Solene

Sidnei Boccudo é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto alegre a Sidnei Zolim Boccudo.
Boccudo e Bins Ely exibem o título entregue nesta terça-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene na noite desta terça-feira (20/8) para entrega do título de Cidadão Emérito a Sidnei Zolim Boccudo, proposto pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT). A distinção foi entregue no Plenário Otávio Rocha da Casa em cerimônia presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que destacou que a homenagem é a mais importante honraria que o Legislativo oferece a quem tenha contribuído de forma significativa à cidade e a seu povo. “Me sinto muito honrado em fazer parte desse momento”, disse Nedel. 

Bins Ely disse que quando a Câmara se manifesta, a totalidade da população da cidade se faz presente. “E foi assim quando aprovamos por unanimidade essa homenagem, pois ele recebeu o aval de todos os vereadores”, enfatizou o vereador ressaltando que Boccudo é um exemplo a ser seguido. “Sempre preocupado com próximo e por questões filantrópicas.” Disse ainda que considera o homenageado um amigo querido. “Com sua presteza e carinho sempre que solicitado." Com a distinção, Boccudo passa a fazer parte do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre. 

Boccudo salientou que não esperava a homenagem. “Estou de fato emocionado”, disse ele, que aproveitou para ressaltar a importância da participação dos amigos na construção de sua trajetória de vida. “Sozinho não fazemos nada. Portanto, quero agradecer de coração a todos os meus amigos que há 25 anos compartilham comigo desse propósito.” 

História

Sidnei Boccudo nasceu em Porto Alegre e foi um dos fundadores do Juventus Futebol Clube. Como atleta, também defendeu as cores do Esporte Clube Bandeirantes, do Sport Club Internacional, do Esporte Clube Cruzeiro e do Tristezense Futebol Clube.  

Profissionalmente, iniciou suas atividades no Ministério da Agricultura, saindo mais tarde para assumir como escrevente no Ofício Distrital da Tristeza, atualmente 11º Tabelionato de Notas, onde atuou por 26 anos. A convite do titular do 1º Tabelionato de Notas da Capital, Ayrton Bernardes Carvalho, ingressou naquela serventia como tabelião substituto, função que ocupa há 21 anos. Em 1990, Sidnei criou o grupo Amigos para Sempre, com a finalidade de reunir amigos e arrecadar fundos para entidades beneficentes como o Educandário São João Batista.

O ex-presidente do Legislativo Municipal, Valdir Fraga, familiares, amigos, filhos e a esposa do homenageado, Carmenjane Ramos Boccudo, também prestigiaram a solenidade.

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)