Plenário

Simpa usa a Tribuna Popular para falar sobre a previdência municipal

SIMPA fala sobre Previdência Municipal (Previmpa). Na foto, Edimilson Todeschini, presidente do Conselho de Administração do Previmpa.
Edimilson Todeschini também preside o Conselho de Administração do Previmpa (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

O representante do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Edimilson Todeschini, foi o convidado da Tribuna Popular, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal nesta segunda-feira (23/4). Na oportunidade, o dirigente sindical tratou sobre questões que envolvem o regime de previdência dos servidores municipais. Todeschini, que também é o presidente do Conselho de Administração do Departamento de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa), demonstrou preocupação sobre a condução da autarquia, que, segundo ele, demonstrou fragilidades no início deste ano.

Segundo Todeschini, o déficit da previdência municipal em 2017 foi de R$ 779 milhões. Edimilson ainda afirma que, segundo o site da autarquia, a tendência é ultrapassar R$ 900 milhões de déficit neste ano. Edimilson Todeschini disse ainda que a Secretaria da Fazenda do Município, desrespeitando a autonomia das autarquias, entrou na página do Previmpa e publicou inverdades sobre a realidade previdenciária, “com total conivência da atual direção geral da autarquia, que nada fez para remover essa inverdade ou para estabelecer uma nota de esclarecimento”.

Segundo o representante do Simpa, a informação da Secretaria da Fazenda é falsa, em um primeiro momento, pois, “propositalmente, estão sendo confundidos dois conceitos contábeis. Uma coisa é déficit, outra coisa é dívida”. Todeschini confirmou que a previdência municipal gasta mais do que arrecada, pois o município estaria pagando uma dívida que deixou de pagar ou de arrecadar em um momento próprio, e essa desinformação seria proposital, visando “abrir caminho para a desmoralização da previdência pública com propósitos totalmente desencontrados da real manutenção (do) equilíbrio previdenciário e do serviço público para o futuro”. 

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)