Institucional

Sistema de energia solar gera economia na Câmara

Cerimonia de inauguração da Central Geradora Fotovoltatica CMPA no estacionamento da ala Oeste.
Economia de energia com central fotovoltaica chega a 18% (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Inaugurada em junho deste ano, a Central Geradora Fotovoltaica, estação de energia solar da Câmara Municipal de Porto Alegre, chegou a 18% de economia de energia até o momento. Com o processo de instalação iniciado em 2017, a usina foi projetada para contribuir para sustentabilidade e preservação do meio ambiente, através da captação da energia solar.

De acordo com a Unitel, setor de telefonia e energia do Legislativo, com o medidor de energia bi direcional, o  equipamento permitirá que a energia gerada em excesso retorne para a rede da concessionária CEEE, possibilitando a geração de créditos a serem descontados do consumo da Casa.

“O valor estimado de economia, de modo simplista, com as considerações feitas, é de aproximadamente R$ 22.000,00, pelo monitoramento”, avaliou Paulo Rogério Aumond, eletrotécnico da Unitel. 

Desde abril, a operação já alcançou a média de geração de 7.330 kWh. Segundo Aumond, a média  deve melhorar após o período de baixa intensidade solar nos últimos dias. O monitoramento da usina pode ser acompanhado aqui

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)