Comissões

SMS apresenta em abril proposta para desafogar UBS Ramos

Estudo para redistribuição de pacientes e implantação de Estratégia de Saúde da Família integram ações.

  • 5ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente em Posto de Saúde no Bairro Rubem Berta. Na foto, a Enfermeira e Gerente do posto, Barbara Cristina de Borba se pronuncia entre os vereadores.
    Bárbara Lima disse que UBS pode receber mais quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • 5ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente em Posto de Saúde no Bairro Rubem Berta. Na foto, os vereadores da CMPA visitam salas médicas do posto de saúde.
    Usuários denunciaram que existe venda de fichas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentará em abril à Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) uma proposta para qualificar o atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ramos, no bairro Rubem Berta. Em visita de comitiva de vereadores na manhã desta terça-feira (13/3), usuários e lideranças relataram problemas como falta de médicos, número de atendimentos insuficiente, dificuldades para a marcação de consultas e falta de medicamentos.

A presidente da Associação dos Moradores do Loteamento do Bosque, Rosane Brufatto, denunciou a venda de fichas. “A gente não consegue ficha, nem chegando às 5 horas. Tem gente que vem pra cá às 20 horas e depois vende ficha por R$ 50,00.” Atualmente, são distribuídas 40 fichas de atendimento por semana e mais três fichas por dia para idosos. Há ainda consultas clínicas com uma ginecologista e duas pediatras, além de acolhimento para identificar problemas dos pacientes, que às vezes não necessitam de atendimento do clínico geral ou são casos que demandam prioridade.

O vereador André Carús (PMDB), proponente da reunião, relatou que em janeiro recebeu denúncias de problemas de atendimento na UBS e leu a resposta da Prefeitura ao Pedido de Informações encaminhado. “A UBS conta com apenas um clínico geral, as medicações têm sido entregues de forma regular, mas em quantidades insuficientes, e alguns medicamentos estão em falta. Viemos escutar a população e os profissionais para contribuir na busca de soluções.”

Redistribuição

Conforme Bárbara Cristina Lima, gerente distrital de Saúde da Região Norte Eixo-Baltazar, está sendo realizado um estudo para redistribuir os moradores da região para atendimento também nas UBS Santa Rosa e Jenor Jarros. Destacou ainda que a UBS tem estrutura física para receber mais quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família. Atualmente, há uma equipe, composta por profissionais que já integravam o quadro da UBS. “A comunidade aceitou a proposta de ampliarmos a Estratégia de Saúde da Família, pois atualmente a clínica geral, que também é da Saúde da Família, não dá conta da demanda de cerca de 30 mil usuários registrados nos prontuários. A ideia é que a gente receba mais médicos.” Sem previsão para o incremento da equipe, Lima destacou que, apesar das dificuldades financeiras da Prefeitura, a UBS Ramos é uma das prioridades da região. 

O presidente da Cosmam, vereador Cassio Trogildo (PTB), destacou que aguarda para abril a apresentação do estudo para o redimensionamento do território a fim de melhorar o atendimento dos pacientes e a perspectiva do incremento do número de equipes de Saúde da Família, além de outras medidas para desafogar e qualificar a UBS Ramos. “É preciso administrar bem a escassez, e aqui o problema não é espaço físico. Pelo que se tem hoje de levantamento, mais quatro equipes comportariam a demanda de atendimento básico.”

O vereador Aldacir Oliboni (PT) sugeriu a alteração da forma de distribuição de fichas para atendimento, que hoje ocorrem a partir das 7 horas, quando a UBS é aberta. “Precisamos evitar que as pessoas fiquem na fila de noite, até porque com a chegada do inverno podem haver complicações dos quadros de saúde. Uma mudança na rotina também poderia coibir o problema da venda de fichas.” Também participaram da reunião os vereadores José Freitas (PRB) e Mauro Pinheiro (Rede).

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)