Plenário

Sociedade Partenon Literário receberá Diploma Honra ao Mérito

Maria Celeste Foto: Lívia Stumpf
Maria Celeste Foto: Lívia Stumpf

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (15/12), projeto de resolução de autoria da vereadora Maria Celeste (PT) que concede o Diploma Honra ao Mérito à Sociedade Partenon Literário. Instituição pioneira da literatura gaúcha, verdadeiro marco da formação cultural do Estado, a Sociedade Partenon Literário foi fundada em 18 de junho de 1868, na cidade de Porto Alegre.

Do grupo fundador faziam parte Apolinário Porto Alegre, Caldre e Fião, Aurélio Bitencourt, Aquiles Porto Alegre e outros. A instituição conseguiu reunir os maiores intelectuais da época, incluindo, além dos fundadores, nomes como Luciana de Abreu, Múcio Teixeira, Amália Figueiroa e muitos outros que hoje são nomes de ruas da Capital.

Em 1997, um grupo de intelectuais e simpatizantes da causa literária começou a se reunir, visando ao restabelecimento da associação literária considerada o símbolo da literatura gaúcha: O Partenon Literário. "Liderada por Serafim de Lima Filho e Hugo Ramirez, a renomada instituição voltou a funcionar, encontrando eco nos seus ideais e mostrando à sociedade rio-grandense que o Partenon Literário continuava apto para dar sua colaboração em prol do enriquecimento da nossa literatura, continuando ativa até hoje.", declarou Maria Celeste (PT).

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)