Direitos da Mulher

Sofia Cavedon coordenará a Procuradoria Especial da Mulher

Vereadora Sofia Cavedon na tribuna.
Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Josiele Silva/CMPA)

A vereadora Sofia Cavedon (PT) foi reconduzida para o cargo de procuradora especial da Mulher na Câmara Municipal de Porto Alegre. Sofia ficará por mais uma gestão, no ano de 2017, à frente da Procuradoria Especial. A vereadora foi escolhida por consenso durante sessão ordinária no dia 22 de dezembro, ainda no final da legislatura passada.

"É um importante instrumento de luta contra a violência à mulher", considera a procuradora especial. Ela é a autora do projeto de resolução que criou, no estado, a primeira Procuradoria da Mulher em casas legislativas. A Procuradoria Especial foi instalada, na Câmara de Porto Alegre, em junho de 2015, tendo a vereadora como a primeira procuradora.


Procuradoria

Sofia Cavedon destaca que a Procuradoria tem como missão zelar, fiscalizar, controlar e incentivar os direitos da mulher, criando mecanismos de empoderamento, especialmente, em situações de desigualdade de gênero. Tem como valor o respeito à dignidade da pessoa humana e à diversidade em uma busca permanente pela universalização dos direitos humanos. Representa as mulheres, recebendo e encaminhando aos órgãos competentes denúncias de violência contra as mulheres.

Trabalha ainda, salienta a vereadora, em favor da aprovação de Projetos de Lei, Projetos de Emenda à Constituição e políticas públicas que venham a garantir e ampliar os direitos já conquistados. Sofia lembra que recentemente, em 29 de novembro do ano passado, a Procuradoria da Mulher promoveu uma mesa-redonda para instalação da Rede de Educação pelos Direitos da Mulher. “No encontro discutimos a posição da mulher ao longo da história, a abordagem das questões de gênero nas escolas e a importância do empoderamento feminino”, salienta a parlamentar.

O evento teve parceria dos Conselhos Municipais da Mulher e da Educação e várias entidades e escolas. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e especialista em estudos de gênero, Jussara Prá, foi a palestrante convidada.

Seminário em março

Sofia destaca ainda que a Procuradoria Especial está organizando um grande seminário na Câmara de Porto Alegre, a ser realizado em março deste ano, mês dedicado às lutas das mulheres.

Texto: Marta Resing (reg. prof. 5405)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)