Presidência

Solenidade marca ampliação de UTI pediátrica da Santa Casa

Presidente da Câmara, Cassio Trogildo, participou do ato de abertura de dez novos leitos.

Porto Alegre, RS - 17/03/2017  Prefeito Nelson Marchezan Junior e Sec. SMS, Erno Harzheim, no ato que oficializa o convênio SUS de  10 leitos de uti pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio/Santa Casa de Misericórdia Local: Hosp. Criança St. Antônio
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Parceria entre Santa Casa e poder público viabilizou ampliação (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Porto Alegre recebeu, na manhã desta sexta-feira (17/3), seis novos leitos para a UTI Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio, localizado no Complexo da Santa Casa. Com isso, a instituição passa a contar com 24 vagas de UTI destinadas às crianças e adolescentes em tratamento pela rede de saúde pública. Com os novos leitos, por mês poderão ser realizadas 16 cirurgias a mais.

Atendendo ao convite do prefeito Nelson Marchezan Júnior, o presidente da Câmara Cassio Trogildo participou da solenidade de formalização do credenciamento de ampliação dos leitos pelo SUS. Ele ressaltou a importância das parcerias, principalmente na área da saúde, para qualificar os serviços públicos. "Sem parceiros como a Santa Casa não vamos conseguir ampliar e melhorar os serviços", destacou.

Conforme o prefeito, "a iniciativa é mais uma vitória de uma parceria histórica, que é das Santas Casas com o poder público. Tivemos aqui recursos privados, de doadores, específicos para esta UTI, que, com a experiência e a estrutura do Hospital e o esforço da prefeitura para agilizar a parte burocrática, tornaram possível entregar esses seis novos leitos de UTI pediátrica”, afirmou o prefeito.

No evento, Marchezan também recebeu uma homenagem do hospital pelo trabalho como deputado federal, que garantiu a destinação de recursos para a Santa Casa, por meio de emendas parlamentares. A prestação de contas de como foi aplicado esse dinheiro também foi entregue ao prefeito. 

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destacou que, com os novos leitos, o local se tornará o segundo maior centro de cirurgia cardíaca pediátrica do país. “Nossa participação neste processo foi viabilizar de uma forma ágil o recurso vindo do Ministério da Saúde para que estas cirurgias se efetivem”, salientou.

Ao todo, foram entregues dez novos leitos para a UTI pediátrica. Além dos seis para utilização exclusiva por pacientes do SUS, outros quatro atenderão convênios e particular. A nova ala foi instalada no subsolo do HCSA, centro de referência no tratamento de doenças do coração, câncer infantil, transplante renal e cardíaco, neurocirurgia pediátrica, cirurgia de malformação do aparelho digestivo e cirurgia pulmonar e torácica e que recentemente completou 64 anos de atuação. 

Também participaram do evento o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo Reis, o 1º vice-provedor da Santa Casa, Vladimir Giacomuzzi, o diretor-geral Julio Matos, o diretor financeiro Ricardo Englert, o chefe do serviço de UTI pediátrica, Fernando Lucchese e a vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Djanira Corrêa da Conceição, bem como as integrantes do Voluntárias Pela Vida Nora Teixeira, Helena Dahne Bartelle, Maria Sirotsky e Ana Paula Ribeiro.

Assessoria de Imprensa da CMPA