Apreciação

Terminativa: seis projetos são aprovados pelas comissões da Casa

Visita à Fábrica do Futuro.
Fábrica do Futuro é uma das entidades homenageadas (Foto arquivo CMPA) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovaram seis projetos de lei, nas comissões permanentes da Casa, por meio do processo de Apreciação Terminativa. Conforme resolução da Casa, essas propostas não têm necessidade de votação em plenário.

DIPLOMA I- De Alvoni Medina (REP), concede o Diploma Honra ao Mérito ao Lar Gustavo Nordlund. A instituição foi criada em 1949 pelo então missionário sueco, já falecido, Gustavo Nordlund. Segundo o vereador, a associação tem por finalidade amparar a pessoa idosa, independentemente de credo religioso, cor, sexo, proporcionando-lhes moradia, alimentação, vestimenta e assistência médico-hospitalar.

COMENDA- Proposto por Alvoni Medina (REP), concede a Comenda Porto do Sol ao jornal Correio do Povo. De acordo com Medina: “o Correio do Povo é um marco na história do jornalismo moderno, uma vez que, ao acompanhar tendências internacionais, se posicionou jornalisticamente ao lado da informação e não dos partidarismos, tão arraigados na imprensa da era de seu surgimento”.

DIPLOMA II- De Alvoni Medina (REP), concede o Diploma Honra ao Mérito à Associação dos Moradores das Vilas Elizabeth e Parque (AMVEP). A associação foi criada em 1957 por um grupo de moradores das vilas Elizabeth e Parque, com o intuito de ajudar a comunidade. A instituição sem fins lucrativos busca oferecer à comunidade local acesso à inclusão e ao desenvolvimento social, por meio de atividades recreativas, grupos de apoio, de acordo com as necessidades da região.

DIPLOMA III- De Ricardo Gomes (PP), concede o Diploma Honra ao Mérito à Fábrica do Futuro. “Fundada em março de 2019, a Fábrica do Futuro, apesar de seu pouco tempo, já é um marco nacional no ambiente de inovação, tecnologia e cultura; tudo em um ecossistema que reúne coworking, estúdios de música, espaços culturais, salas de aula, arte e tecnologia”, escreve Ricardo Gomes.

DIPLOMA IV- Do ex-vereador Nelcir Tessaro (DEM), concede o Diploma Honra ao Mérito ao Departamento de Tradições Gaúchas Galpão Missioneiro. O DTG Galpão Missioneiro surgiu em 2002, já no Bairro Restinga. O galpão crioulo do DTG é cedido, sempre que solicitado, para festas de creches e eventos da comunidade de baixa renda da região, mediante o pagamento de uma pequena taxa para a limpeza, conforme relata Nelcir Tessaro.

TROFÉU- Proposto por Ricardo Gomes (PP), concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao restaurante Chopp Stübel, em homenagem aos seus 50 anos. “Um negócio que dura 50 anos é também uma ode à resiliência e ao empreendedorismo brasileiro e porto-alegrense. O Restaurante Chopp Stübel sobreviveu a sete moedas, a oito planos econômicos, ao sequestro das poupanças, ao congelamento de preços”, diz o vereador.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)