Porto Alegre

Título de Cidadão Emérito para Professor Garcia proposto por Mendes Ribeiro é aprovado

Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1952, Carlos Alberto Oliveira Garcia tornou-se professor na década de 1970

(Foto: Leonardo Contursi)

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre Professor Garcia, responsável pela criação de leis municipais a favor do esporte e dos professores de educação física, receberá o Título de Cidadão Emérito da Capital. O Legislativo aprovou, nesta quarta-feira (23/8), o projeto de lei Nº 1897/17, proposto pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB). “Com esta homenagem, queremos prestigiar esse bem sucedido professor e vereador pela dedicação e pelo trabalho na vida pública”, expôs Mendes.

Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1952, Carlos Alberto Oliveira Garcia tornou-se professor na década de 1970 quando se formou no curso de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), se especializou em atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha, e treinou a equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne, em 1977. Ele ainda trabalhou no Sport Club Internacional, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), nos colégios La Salle Dores e São José, além de ter sido coordenador e professor da Faculdade de Educação Física do Instituto Porto Alegre (IPA). 

A frase “estou vereador, porém sou professor”, marcou os 18 anos em que Garcia foi parlamentar no Legislativo municipal. Em agosto de 2015, quando faltava pouco mais de um ano para encerrar seu quinto mandato na Casa, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e teve que se licenciar das atividades políticas. No ano anterior, 2014, Garcia exerceu a presidência da Câmara Municipal. Ainda no Legislativo, exerceu a presidência das comissões de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) e de Economia, Finanças, Orçamento e Mercosul (Cefor).

Em sua atividade como vereador, propôs projetos que profissionalizaram o cargo de professor de educação física e fomentaram a prática esportiva na cidade com a obrigatoriedade da presença de um profissional como responsável técnico em academias esportivas em Porto Alegre, a criação dos Jogos Municipais da Terceira Idade e das Academias ao Ar Livre, a isenção da taxa de licenciamento ambiental para academias de ginástica e de balé que funcionem até as 22 horas, bem como a instalação da Frente Parlamentar da Educação Física e da Semana de Educação Física. Já no Executivo, ocupou o cargo de secretário municipal do Meio Ambiente.