Tribuna Popular

Ocergs critica projeto federal que trata de cooperativas

Perius é contra proposta do governosobre setor cooperativo Foto: Elson Sempé Pedroso
Perius é contra proposta do governosobre setor cooperativo Foto: Elson Sempé Pedroso

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Frederico Perius, ocupou nesta segunda-feira (26/6) a Tribuna Popular da Câmara Municipal para tratar do projeto de lei 7.009/06, do Executivo, que tramita no Congresso Nacional. Para ele, o projeto é prejudicial especialmente às cooperativas de trabalho, pois prevê o controle do Ministério do Trabalho sobre as entidades. Conforme Perius, se for aprovada, a matéria representará um retrocesso de 50 anos na relação entre cooperativas e poder público. “Noventa por cento das cooperativas gaúchas operam na legalidade e estas serão prejudicadas com a nova legislação.”

O dirigente da Ocergs lembrou que as cooperativas de trabalho reúnem atualmente 4 milhões de trabalhadores. “Elas são uma alternativa de trabalho e renda, especialmente para os excluídos, que não têm qualificação profissional.”

Em nome de suas bancadas, falaram os vereadores Raul Carrion (PCdoB), João Carlos Nedel (PP), José Ismael Heinen (PFL), Bernardino Vendrúscolo (PMDB), Adeli Sell (PT), Ervino Besson (PDT) e Clênia Maranhão (PPS). 

Marco Marocco (reg. prof. 6062)