Presidência

Trogildo participa de anúncio da prorrogação do prazo para sacar PIS/Pasep

  • Assinatura do Ato de prorrogação do saque do trabalhador no PIS/PASEP. Na foto, da esq: deputado Augusto Lara, presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo, ministro do Trabalho e Previdência, Ronaldo Nogueira, governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, secretário estadual do Trablaho, Catarina Paladino.
    O presidente da Câmara também assinou o ato de prorrogação (Foto: Leonardo Contursi)
  • Assinatura do Ato de prorrogação do saque do trabalhador no PIS/PASEP. Na foto: presidente da CMPA, vereador Cássio Trogildo(e), ministro do Trabalho e Previdência, Ronaldo Nogueira.
    Cassio Trogildo e o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (Foto: Leonardo Contursi)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Cassio Trogildo (PTB), participou, nesta quinta-feira (21/7), no Palácio Piratini, da cerimônia de anúncio da prorrogação do prazo para que os trabalhadores façam o saque do abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2014. O prazo, terminado no dia 30 de junho, foi prorrogado até 31 de agosto. No Rio Grande do Sul, mais de 90 mil trabalhadores serão beneficiados, totalizando mais de R$ 80 milhões. Trogildo afirmou que os valores "representam uma injeção de ânimo na economia, beneficiando muitas pessoas, incentivando o consumo, o pagamento de contas e a geração de impostos". 

De acordo com o governador José Ivo Sartori, os recursos são muito bem-vindos para a população e vão ajudar muitas famílias. "Por menores que sejam os valores, certamente representam muito para trabalhadores que perderam o emprego e precisam sustentar suas famílias", afirmou.

Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de auto-atendimento da Caixa ou em uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificarem se houve depósito na conta, devem procurar uma agência e apresentar um documento de identificação. As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800-7290001, do Banco do Brasil. O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880,00. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

O evento ainda contou com a participação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Catarina Paladini.

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)